Agora somos “residentes” na Turquia 🇹🇷

Com o plano de passar o inverno na Turquia e considerando que os brasileiros podem ficar aqui somente por três meses sem precisar de visto, através de uma amiga do SV Tartuga, iniciamos nosso processo de Residência Temporária, para assim podermos ficar por um ano.

Esse foi o motivo pelo qual ficamos cerca de dois meses ancorados em Yalikavak. O tempo demorou a passar, pois no barco temos muita mobilidade e sempre estamos buscando por novos lugares, mas, em contra partida, estávamos na Riviera Turca, numa ótima cidade e com acesso a tudo que precisávamos e numa grande baía abrigada dos ventos mais fortes, Norte e Sul, desde modo, não foi tão ruim esperar

Esperamos a documentação sair e finalmente recebemos nossos cartões de residentes temporários, graças à ajuda e total atenção que a Buket, nossa amiga turca, nos dispensou durante todo o processo.

São comuns e verdadeiros os relatos de que entre os velejadores a ajuda é espontânea, sempre há alguém para trocar uma ideia, dar uma dica e realmente é isso que vivenciamos no mar. Há uma infinidade de pessoas com um sorriso no rosto e dispostas a ajudar, orientar e por outro lado, nós também inspiramos algo de diferente nestas pessoas, não temos segundas intenções ou vislumbramos qualquer tipo de vantagem, além de viver aquele momento e nos demorarmos na companhia das pessoas que encontramos pelo caminho e que de alguma forma nos identificamos. Assim aconteceu quando conhecemos a Buket e a Ann, uma canadense que mora aqui e nos recebeu em sua linda casa na montanha.

Às vezes me admiro com o fato da estabilidade que criamos morando em terra, vivemos anos e anos num mesmo lugar, sempre esperando a chegada das férias, momento de sair, viajar e ir a diferentes lugares, mas sempre retornando ao mesmo ponto. Há anos atrás era assim e fazia sentido em nossas vidas, porém agora não mais. Desta forma, os dois meses que ficamos aqui nos pareceu muito tempo, porém o resultado foi positivo. Após a chegada dos cartões esperamos cerca de duas semanas para enfim começar nossa jornada rumo ao sul, onde há baias bem mais abrigadas.

No dia que tínhamos previsão de sair, a Buket nos informou que havia feito nosso agendamento da dose de reforço contra o Covid 19, isso nos fez ficar mais um dia, porém agora vamos partir com tudo resolvido, o que é perfeito.

Foi muito proveitoso estar aqui, curtir a cidade, conhecer novos amigos, fazer o processo de residência temporária e ainda conseguir tomar a dose de reforço, só a agradecer. Namastê!

15 de dezembroo de 2021. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Yalikavak, Turquia. 🇹🇷

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #Svphareanaturquia e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s