Primeira experi├¬ncia ancorados em baixas temperaturas ­čç╣­čçĚ

A Turquia est├í localizada numa zona de clima temperado, sendo este o seu principal clima, mas tamb├ęm h├í o continental, no interior do pa├şs, o oce├ónico, na regi├úo do mar Negro, e o mediterr├óneo, no sul onde estamos agora.

Estamos no outono e presenciamos diariamente a mudan├ža do tempo. Os dias cada vez mais curtos, os ventos mais constantes e nos tranquiliza saber que a Turquia tem uma vasta costa litor├ónea, com muitas ba├şas abrigadas para uma boa ancoragem, que ├ę exatamente o que vamos precisar daqui para frente para passar o inverno somente ancorados, sem Marina.

Em novembro come├žaram os ventos mais constantes e fortes entre 20 e 30 n├│s, com rajadas de at├ę 45 n├│s e coincidiu com as condi├ž├Áes de tempo previstas no guia Pilot, (Rod Heikell, ed. 2006, utilizado pela maioria dos velejadores), onde h├í um quadro de alerta para fortes ventos e no dia 26 de novembro, de fato foi o que aconteceu! Naquele dia n├│s preparamos o barco fechando o bimini e recolhendo tudo do cockpit e realmente o vento veio forte, o barco surfava, como se estivesse velejando e eu mareei, o que ├ę bem raro para mim. Novamente o guia pontuou ventos fortes paro o dia 6 de dezembro, o que tamb├ęm se concretizou. Incr├şvel como ap├│s 15 anos o guia acertou em cheio, a repeti├ž├úo de um fen├┤meno da natureza com dia marcado para acontecer!!! Nele tamb├ęm est├úo previstos dias ventosos em dezembro, que tamb├ęm ├ę o m├¬s das chuvas, e os demais dias num calend├írio anual (foto).

Assim, os ventos come├žaram a ficar mais fortes em novembro, o m├¬s de dezembro trar├í chuvas constantes e esta condi├ž├úo de tempo se prolonga por todo o inverno. Pensamos que os meses de clima mais dif├şcil ser├úo dezembro, janeiro e fevereiro e estamos de certa forma ansiosos para ver como ser├í esta experi├¬ncia ancorados.

No inverno s├úo esperados ventos de todos os quadrantes, sem ter um predominante, como no caso do ver├úo, que tem o Meltemi como seu vento predominante. No momento estamos com temperaturas m├şnimas dentro do barco na faixa de 10 graus celsius pela manh├ú, durante o dia sobe a temperatura e a noite cai novamente. Ao levantar ├óncora daqui de Yalikavak seguiremos rumo ao sul, numa ancoragem bem protegida para a maioria dos quadrantes de vento, num lugar chamado Kekova, onde amigos j├í passaram o inverno anterior.

Estamos preparando as roupas de frio, gorros, cachecóis, luvas para nos mantermos agasalhados e já estamos usando as roupas de tempo para as navegadas, ficando protegidos da umidade trazida pelas chuvas.

Pensando nisto j├í fiz nossos sapatos de l├ú para usar dentro do barco, com solado de havaianas para isolar o frio e a pequena Bella come├žou a usar suas roupas para se manter aquecida, principalmente porque gosta muito de ficar no cockpit onde ├ę bem mais frio por causa do vento constante.

├ë isso, agora um pouco ansiosos pelo que nos espera, mas bem animados e preparados para esta nova fase. Como brasileiros nossa “praia” n├úo ├ę o frio, mas acreditamos que vamos superar o inverno e aproveitar muito as esta├ž├Áes que seguem. Namast├¬ ­čÖĆ­čĆ╗­čç╣­čçĚ

30 de novembro de 2021. Morando a bordo do veleiro SV Pharea em Yalikavak, Turquia. ­čç╣­čçĚ

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namast├¬ ­čÖĆ­čĆ╝
Esse post foi publicado em #Svphareanaturquia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Primeira experi├¬ncia ancorados em baixas temperaturas ­čç╣­čçĚ

  1. Caci e Renato, obrigado por nos permitir mais um ano ter compartilhado com voc├¬s lugares t├úo lindos, e suas experi├¬ncias. Desejo a voc├¬s um excelente 2022 com muita sa├║de e muitas alegrias nas pr├│ximas velejadas. Um abra├žo Eduardo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ├şcone para log in:

Logo do WordPress.com

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s