Temos navegado umas 10 horas por dia, cerca de 50 milhas náuticas e a noite paramos para descansar.
Saímos de Milos e chegamos na pequena cidade de “Ios” próximo das 4 horas da tarde. Decidimos parar na marina pública pois o Tartuga já havia estado aqui e falou que valia a pena conhecer e como tem um vai e vem constante de ferry boats, levantando onda na baía a melhor opção é pernoitar atracados no pier. Após atracarmos no pier o Renato pegou dois galões e foi comprar diesel para repor o que havíamos gasto.
Quando o Renato foi pagar a marina foi surpreendido com a cobrança de duas diárias, muito embora chegamos fim de tarde e sairíamos cedindo pela manhã, mas a atendente nos disse: a diária começa a meia noite e vence na mesma hora no dia seguinte… uau! Quem se programa para chegar numa marina a meia noite? Ninguém. Mas são as regras, pagamos e tudo bem.
Com este mesmo viés é feita a cobrança da taxa mensal para navegar na Grécia, a taxa cobre de 1 a 30 de cada mês. Se você chegar dia 25, por exemplo, vai ter que pagar um mês inteiro para usufruir de 5 dias…. seria mais coerente pagar 30 dias corridos contados da data da chegada… No nosso caso, baseado no tamanho do barco, pagamos 100 Euros por mês.
O clima aqui tem se revezado, uma semana com ventos fortes vindos do Norte, na casa dos 25 a 35 nós, chamado de Meltemi e outra com pouquíssimo vento ou vento contra… assim ficamos em ancoragem protegida na semana de Meltemi e navegamos na seguinte e assim temos motorado mais.
Na pequena baía há o pier público, outro grande pier para o ferry boat que é bem bem movimentado, um chega e outro saí e vão para os mais variados destinos das ilhas Cyclades: Naxos, Paros, Mikonos, Santorini… ao redor do pier público algumas lojas e restaurantes e lá no topo da colina fica a cidade antiga, toda caiada de branco, ruelas estreitas, só de pedestres, calçada de pedra pintada de branco no rejunte, restaurantes, bares, lojas de souvenirs… nos sentimos em Mikonos, que tem a mesma identidade visual e arranjo da cidade.
O aceso a cidade antiga é também feito por uma longa escadaria que começa em frente ao pier e sobe até a cidade na colina, muito bacana. Na base da colina um grande estacionamento, já que na.cidade só entram pedestres em função das estreitas vielas.
Andamos um pouco, paramos num Pub para um drink e depois fechamos a noite saboreando um gostoso Pita Gyros com batata frita à moda canadense com queijo e molho quente por cima!
Voltamos para o barco, recolhemos o gangway (ponte usada para entrar e sair do veleiro até o pier) e colocamos o bote na targa, deixando tudo pronto para partirmos na manhã seguinte. Namastê !
Dia 18 de setembro de 2021. Morando a bordo da SV Pharea em Ios, Ilhas Cyclades, Grécia.