Levantamos âncora de Pylos, já com vontade de voltar na próxima temporada a esta charmosa cidadezinha. Nossa proa está apontada para Elafonisos, onde ficamos por quase uma semana, esperando o vento Norte, Meltemi, passar.
Os dias passaram voando, muito rápido. Ancoramos em Agios Elena, uma praia paradisíaca, de areia fina e clara, com um visual fantástico do encontro de duas baías, separadas por um filete de areia.Fizemos uma caminhada de uns 6 kilometros até a Vila mais próxima, que recebe um ferry boat e há muitos barquinhos pesqueiros atracados no pier em frente a cidade.
Depois dessa caminhada sentamos a beira mar para comer um Pita Gyros, sanduíche típico daqui e retornamos para a praia… sim, nossos barcos (Pharea e Tartuga) estavam lá, enfeitando a paisagem. Sempre é tão bom voltar pra nossa casinha… temos tudo o que precisamos lá e em nossos corações carregamos aquilo que não são coisas… os bons sentimentos, a saudade das pessoas que nos são queridas e a nossa determinação por esta vida simples e tão cheia de descobertas.
A água aqui é cristalina, pode-se ver a ancora no fundo e até as marcas que a corrente deixa na areia quando vai se movimentando. Quando estamos navegando, as vezes com bastante profundidade durante as travessias 2.000 metros ou aqui no Mediterrâneo entre 200 e 500 metros de profundidade a água do mar ganha uma cor incrível, e ela me lembra a cor do “anil”, produto que minha mãe usava no último enxágue das roupas brancas… que tão boa recordação me traz 😃!
Em Agios Elena ficamos bem protegidos, curtimos a praia, subimos numa colina próxima para apreciar a paisagem e a Bella também teve seu dia de praia e caminhadas diárias na areia. Fizemos pizza para os amigos do Tartuga e compartilhamos ótimos momentos.
O vento Norte está passando e vamos nos preparar para a próxima perna. Viajar no barco é muito prático, tudo está aqui, não tem stress para arrumar mala, nem para ir ao aeroporto, nem se perde horas no saguão de embarque. No barco só precisamos deixar tudo em ordem, nada solto que possa cair quando o barco adernar ou balançar e é claro, fechar as vigias e gaiutas, para que numa eventualidade não entre água salgada ou respingos. Outra coisa que temos sempre pronta é a bolsa de abandono, um saco estanque com nossos documentos (do barco e da Bella também), lanterna, água e algo para comer.
Esta será nossa sexta ancoragem em praticamente um mês de Grécia e vamos seguindo para cruzar o mar Egeu e chegar na Turquia. A opção do Comandante é por velejadas durante o dia e pernoite ancorados para podermos descansar. Sempre prontos para seguir viagem, lá vamos nós!
Dia 11 de setembro de 2021. Morando a bordo do SV Pharea em Agios Elena, Peloponeso, Grécia.