Quando a Bella chegou, dois anos antes de morarmos a bordo, eu nem imaginava que ela se tornaria uma companhia tão doce, tão alegre e atenta a tudo o que se passa, um verdadeiro alarme. Uma das características da raça é o papel de guardiã. Quando estamos ancorados ela late se vê alguém passando próximo de bote, ou no stand up, no caiaque ou nadando…
Assim quando ela late sabemos que tem alguém próximo, o que é muito bom. E quando recebemos visitas no barco seu instinto a faz latir, mas depois de 5 minutos já se deita ao lado da pessoa e a reconhece como amiga.
Ela gosta muito do colinho do Renato e adora andar de bote. Comigo ela fica às vezes na defensiva, quando me vê com a “necessaire” onde guardo a rasqueadeira, as tesouras, etc… Ela já some…
Mas de forma geral ela é ótima, não morde nada além de seus brinquedos, que hoje em dia faço com restos de cabos do barco e sua alimentação é somente ração, específica para sua raça e tamanho, sua caderneta de vacinação está em dia e ela com ótima saúde e bem e disposta.
Saímos com ela do barco para andar em terra geralmente pela manhã e à tarde. Ela faz o número 1 no barco, no tapete higiênico e o número 2 geralmente em terra, ou quando em travessia, no convés do barco.
Eu fiz uma pequena tenda, que coloco na proa do barco e a Bella deita confortavelmente sentindo o vento e fica mais fresco para enfrentar o verão, que está muito quente.
Para sua maior segurança, temos rede no entorno do barco e ela anda e corre pelo convés, sobe a escada para ir ao cockpit mas não desce, assim ficamos atentos quando ela quer descer para levá-la. Ela dá os sinais, vai até a porta, olha para dentro e olha para nós, assim já sabemos que quer descer. Eu cuido de sua higiene, rasqueio, dou banho e corto o pêlo.
Nossos amigos do SV Beyond nos mostraram uma mochila do seu Shitzu e nós emprestamos para testar com a Bella e ela simplesmente adorou. Assim, compramos e agora ela está curtindo muito e nós também, pois agora ela vai conosco por todos os lugares, no mercado, no ônibus, no restaurante, em qualquer lugar e é incrível como ela se sente protegida e segura na mochila, pois ela não late se alguém está próximo, como no ônibus ou na fila do mercado, muito legal!
As pessoas nos perguntam se é trabalhoso ter cachorro a bordo, no nosso caso, não achamos trabalhoso, é um prazer levá-la para passear, brincar com ela e receber seu carinho que é incondicional.
Como é uma raça pequena, cão de companhia, não requer muitos acessórios, não solta muito pelo e ela não gosta de entrar na água do mar.
Quando saímos do barco, mesmo que por poucos minutos, quando retornamos é como se tivéssemos saído há horas, ela faz a maior recepção e sua felicidade é contagiante. Sim, a resposta é: ter um Pet a bordo é muito bom! Namastê 🙏🏻
01 de julho de 2021. Morando a bordo em Malta, mar Mediterrâneo.
Esses seres são tudo de melhor!!!!
CurtirCurtir