Colhendo alcaparras em Comino, Malta ­čç▓­čç╣

20210602_115535
 
Nossa amiga Caroline deu a dica sobre os p├ęs de alcaparras presentes nas rochas em torno da ancoragem e como temos andado pelas trilhas, da ilha de Comino, todos os dias, tamb├ęm para caminhar com a Bella, vimos v├írios p├ęs e arrisquei colher algumas para fazer conserva.
20210602_122206 Lendo sobre, aprendi que primeiro nasce a alcaparra, como conhecemos em conserva e se n├úo for colhida ela abre uma linda flor e depois d├í o fruto (que parece um mini pepininho) e que tamb├ęm ├ę usada em conserva. Interessante que ao mesmo tempo encontramos os 3 est├ígios na mesma planta, alcaparras, flores e o fruto!
20210602_164600Maravilhoso, nunca pensei em fazer minha pr├│pria conserva de alcaparras… Agora j├í as coloquei na salmoura e vou aguardar tr├¬s semanas para abrir e…. Estar├úo prontas!
20210602_115150Os dias aqui em Malta passam de uma forma muito gostosa, nas ancoragens que temos feito h├í muitas trilhas silvestres, a paisagem ├ę lind├şssima agora com os p├ęs floridos de tomilho, as ilhas muito rochosas com in├║meras cavernas gigantes e muitas come├žam de um lado e s├úo abertas at├ę o outro lado, d├í para atravess├í-las e ├ę muito bonito! Quando ancoramos em baias pr├│ximas das cidades ├ę f├ícil deixar o dingue no p├şer e andar pela cidade, a p├ę ou de ├┤nibus e fazer mercado, comprar g├ís, etc…
20210602_120648Malta ├ę um ├│timo lugar para estar embarcado, h├í in├║meras ancoragens e uma coisa muito importante ├ę estar a bordo nos dias mais movimentados para cuidar da ancoragem, pois eventualmente um barco pode jogar ancora sobre a corrente de outro barco e precisamos estar atentos para evitar esse tipo de situa├ž├úo. Nos fins de semana o movimento ├ę grande nas enseadas, pequenas e grandes lanchas, super iates, at├ę carregando seu pr├│prio helic├│ptero… Uma loucura. Sem  falar dos Jet Ski fazendo onda o tempo todo! Sinal que o ver├úo t├í chegando por aqui. Namast├¬      ­čÖĆ­čĆ╗­čç▓­čç╣
 
02 de junho de 2021. Morando a bordo da SV Pharea em Malta. Mar Mediterrâneo.
 

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namast├¬ ­čÖĆ­čĆ╝
Esse post foi publicado em #svphareaemmalta. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ├şcone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s