Galvanizando a corrente e a âncora, afff….

Nossos amigos de píer localizaram em Sfax, uma cidade mais ou menos próxima daqui, uma oficina que faz galvanização e assim 4 barcos se reuniram para mandar suas correntes e âncora juntos, aproveitando o mesmo frete.
Quando a corrente e a âncora retornaram o Renato viu que o trabalho na âncora foi perfeito mas na corrente não ficou bom, pois a oficina não possuí a esteira vibratória que tira o excesso de galvanização dos elos da corrente. Vimos que as correntes com elos maiores ficaram boas, mas a nossa de 8 mm e a de outro barco com o mesmo diâmetro que a nossa não ficaram boas.
O que fazer? Poderíamos levar de volta, mas… Se eles não têm a esteira vibratória não iria alterar muito o resultado, então o Renato tirou o excesso de galvanização entre os elos com o martelo de borracha…. 2 metros por dia… Em 60 metros de corrente… o resultado foi muita dor nas costas.

20210114_130352Depois de limpa pelo Renato eu pintei a marcação de 10 em 10 metros e aproveitamos para pintar a âncora de amarelo. Nas águas claras do Mediterrâneo é bem útil pintar de uma cor viva, assim você enxerga rapidamente a âncora no fundo. Para colocar a corrente na caixa de âncora, nosso vizinho de píer, o Dani, nos ajudou com seu bote, levando do píer até a proa.
20210219_092707 O custo da galvanização foi relativamente barata, era o que havia disponível para fazer aqui, então agora é monitorar o grau de deteriorização e quando for o tempo certo, substituir por uma nova.

Dia 1822, 22 de março de 2021. Morando a bordo em Monastir, Tunísia, Norte da África.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #SvPhareanaTunísia🇹🇳. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Galvanizando a corrente e a âncora, afff….

  1. Regina Célia Zanelatto disse:

    Olá amigos! Que trabalheira! Mas agora estão com uma bela âncora amarela e com a corrente toda marcada, prontas para explorar novos lugares. Caci, já fazem quase 5 anos que partiram para viver a bordo. Imagino quantas experiências tornaram vcs mais fortes e felizes. Desejo muitas alegrias a bordo do Pharea, com muitos ventos e portos tranquilos. Saudades de vcs. Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s