Continuamos aqui na África e não está ruim!!!

Em momento algum havíamos planejado morar a bordo por tanto tempo aqui na Tunísia, já se passaram um ano e três meses, nem dá para acreditar. Mas também não podemos reclamar, pois aqui o clima é muito bom, o inverno não é rigoroso e tem pouca chuva, muito embora o vento seja constante, principalmente vindo do sul e trazendo a areia do Deserto do Saara, que deixa o barco muito sujo.

A cidade tem cerca de um milhão de habitantes, as pessoas são bastante amigáveis, falam árabe e francês  e culturalmente é bem interessante.  Mas, vIvendo a bordo fora de nosso país sempre há a preocupação com o tempo de permanência em cada país.

Na Europa seguíamos o Tratado de Schengen que permite ficar 90 dias a cada 180 e quando completávamos os 90 dias saímos da área de Schengen e íamos para um país fora do tratado (por exemplo Croácia, Montenegro, Albânia) onde ficávamos por 3 meses, podendo então retornar a um dos países do Tratado.
Mas agora estamos no norte da África, tempos de Covid e temos duas opções para estender nossa permanência por mais 3 meses, ou um pagamento de taxa semanal e aí pode-se permanecer o tempo que for necessário, ou saímos com o barco por 24 horas (até alcançar águas internacionais) e aí retornamos para a Marina em Monastir.
Fomos convidados pelos amigos canadenses Caroline e Dani para sairmos com eles e com mais um casal de amigos Karina e Andy. Nos preparamos e zarpamos na quinta feira (dia 11) e retornamos 24 horas depois. A Bella ficou na Marina com um casal de amigos russos Sasha e Tony, que estão no mesmo píer e eu confesso que até fiquei com um pouquinho de ciúmes quando vi a Bella dando muitos beijinhos na Sasha kkk.
A janela de tempo foi ótima, velejamos com ventos fracos, mas com boa velocidade já que o barco é regateiro e se desloca super bem. Estamos no inverno e curtimos a velejada no cockpit, com direito a um lindo por do sol e um cobertor para nos aquecer do vento gelado… Só a agradecer a esses amigos queridos pela velejada e tão boa companhia!
Dos países que já estivemos, aqui é o mais rigoroso nas saídas e chegadas de barcos, eles fazem vistoria interna, geralmente duas ou três pessoas sobem a bordo e verificam aleatoriamente armários e dão uma olhada geral na embarcação.
Cumprimos todos os protocolos e deu tudo certo, agora já estamos com passaporte carimbado e temos mais três meses para permanência… Muito embora nossa vontade é zarpar final de abril rumo a Malta, onde tentaremos ter acesso à vacina, e depois passar o verão na Turquia. Que assim seja!  Namastê 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

Dia 1784, 12 de fevereiro de 2020. Morando a bordo em Monastir, Tunisia, Norte da África.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #SvPhareanaTunísia🇹🇳. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Continuamos aqui na África e não está ruim!!!

  1. Flavio studart disse:

    Felicidades sempre, em todos os lugares e em todos os tempos.

  2. betopaddock disse:

    DEUS os abençoe sempre Vocês são demais, todos 3. O belo e as belas…rsrsrs Quero que considerem apenas o carinho e a admiração que tenho por vcs, espero não estar sendo deveras invasivo, mas gosto mesmo muito de vcs. Beijos em vossos corações. Sejam muito felizes ❤❤😍😍

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s