Hoje, um ano na África 🌍🇹🇳🙏🏻

Em 22 de novembro de 2019 chegávamos em Monastir, Tunísia 🇹🇳. Os dados anotados pelo Comandante: Norte da África, 22/11/19, tempo nublado, pressão atmosférica 1012, temperatura 16 C, umidade 80%, coordenadas 35°47’0″ North 10°50’0″ East.A ideia era passar o inverno e zarpar em abril para aproveitar o verão na Turquia. Mas… De lá para cá vimos o mundo mudar na medida que nossos planos também mudaram. Felizmente, neste estranho tempo estávamos aqui. Um país seguro, interessante culturalmente, com câmbio mais favorável que na Europa e com baixo índice de infectados e mortes pelo Covid 19.
Jamais pensamos que iríamos ficar um ano na África 🌍 e já estamos indo para um ano e meio, pois renovamos nosso contrato na marina até abril/2021.
Tivemos aqui nosso segundo inverno a bordo em uma Marina. O primeiro passamos na Calábria, sul da Itália, mais frio, ventos mais fortes e mais chuva do que aqui.
Aqui o clima é bem mais agradável, fizemos muitos amigos e conhecemos lugares interessantes e muito diferente do que vimos nos quase dois anos que passamos na Europa.
As vezes pensamos: Que outra possibilidade teríamos para levar a vida assim?
De porto em porto, como diz o poeta. Chegar sem precisar pensar logo em partir, não fazer ou desfazer malas, conhecer, sentir a rotina do dia a dia das pessoas, e principalmente aqui, que é muito diferente pois estamos num país árabe muçulmano e felizmente, não radical.
Monastir fica na região central da Tunísia. Ao norte conhecemos Tunis e Sidi Bousaid e mais ao sul conhecemos Sousse, Madya, Kairouan, Sfax, El Jem..

E agora começa a melhor temporada para visitar o Deserto do Saara e esperamos que as restrições diminuam para que possamos locar um carro e ir para lá conhecer os Oásis e o cenário de gravação do Star Wars.

Bem, a ordem é esperar para que em abril possamos ir para a Grécia novamente e depois passar o verão na Turquia.

Para inspirar, um pouco de Fernando Pessoa (1888-1935) que tão bem compreendia o mar e a vida, que nada é totalmente fácil ou perfeito, que a felicidade é a junção de todos os bons momentos. Namastê🙏🏻

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
– Valeu a pena?
Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Dia 1703, 22 de novembro de 2020. Morando a bordo em Monastir, África do Sul 🌍🇹🇳.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #SvPhareanaTunísia🇹🇳. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Hoje, um ano na África 🌍🇹🇳🙏🏻

  1. Euclesio Manoel Finatti disse:

    Caci, que maravilha ler estes relatos. Não conheço o Renato, mas imagino o quanto deu certo esta parceria para viver viajando por todos os continentes. Vocês causam uma inveja em todos os seres normais, pois quem tem um trabalho e horário regular, não consegue imaginar este desprendimento de viver livre e solto. Sonho de muita gente! Continuem mostrando para nós as maravilhas do mundo.
    Grande abraço a vocês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s