Dia a dia na Tunísia 🇹🇳

O mês de dezembro trouxe o início dos ventos, que geralmente sopram mais fortes de norte ou de sul. A temperatura caiu e fica entre 13 e 18 graus, com pouca chuva. Assim podemos aproveitar bem os dias ensolarados e nos recolhemos quando o sol se põe, pois nesta hora o vento é gelado e o melhor lugar é ficar dentro do barco, fazendo alguma atividade, lendo, vendo um filme e pertinho do aquecedor. Temos um Aquecedor elétrico a óleo e ele aquece o barco todo, tudo de bom!
Aos domingos, acredito que em quase todas as marinas, os residentes de inverno se reúnem para o “Barbecue” . Cada um leva o que vai por na grelha, mais um prato doce ou salgado para dividir. A grelha é realmente democrática… Carne vermelha, linguiça de carneiro uma especialidade daqui, atum fresco, espetinho ou papelote de camarão, hambúrguer, linguiça para cachorro-quente e por aí vai… Cada qual com seus hábitos alimentares. O estilo do churrasco é muito diferente daquilo que fizemos no Brasil, mas as companhias são ótimas e passamos bons momentos trocando informações sobre lugares que já fomos, pegando dicas dos lugares que queremos ir e também combinamos passeios em grupo aqui por perto, já que o transporte é super bom.
A Marina fica bem próxima da Medina e geralmente o Renato vai comprar a carne no domingo de manhã, às vezes carne de gado, outras carneiro, camarão ou ainda atum fresco, que na grelha também fica uma delícia.
A maior parte dos residentes de inverno da Marina são franceses, até porque a segunda língua aqui é o francês e com certeza isso facilita muito para eles, mas tem australianos, ingleses, americanos, italianos e canadenses.
Temos o grupo das mulheres que juntas vamos às compras e geralmente falamos francês, inglês e espanhol e às vezes os três idiomas na mesma frase, muito bacana curtir essa “amizade de inverno”. Em Roccella Ionica, na Itália 🇮🇹, onde passamos o inverno anterior, fizemos bons amigos e nos comunicamos com frequência.
Na Medina, onde vamos às compras, há grande variedade de produtos, comidas, temperos, biscoitos e muita roupa, calçado e bolsas fake… Há também várias lojas que vendem roupas típicas usadas aqui e em cerimônias especiais. Eu adoro o movimento das ruelas, dar uma volta no mercado do peixe, escolher frutas e legumes nas bancas… Descobrir novos sabores, ver os produtos que usam na cozinha, aqui tem muitas especiárias, só não temos encontrado curry. Aqui usam muito, além de pimenta forte, vermelha e verde, a cúrcuma, em pó ou em raiz.

Outro hábito forte é o chá, nos cafés geralmente as pessoas tomam “teá de menta”, servido num bule tradicional, uma gracinha… Tem também chá com amêndoas dentro, chá de verbena que é bem gostoso e outros sabores… mas nos cafés daqui só os homens frequentam… quando há alguma mulher num café  certamente é estrangeira. Bem não gostamos do café daqui, ainda temos café italiano mas está acabando… Afinal isso trouxemos do Brasil, o hábito de tomar um bom café, quente e saboroso. Namastê! 🙏🏻

Dia 1307, 20 de janeiro de 2020. Morando a bordo, inverno no norte da África, Monastir, Tunísia 🇹🇳

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #SvPhareanaTunísia🇹🇳. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Dia a dia na Tunísia 🇹🇳

  1. MARCOS F GAMA LOBO disse:

    Ah… muito dez…imagino que o fato de ficar um bom tempo invernando e depois um outro tempo velejando seja o ideal. No fundo as rotinas de velejar e explorar um local por mais tempo acabam se complementando, fora o intercambio com outros velejadores e nativos que se vem a somar…..abcç p vcs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s