Velejando de Roccella Ionica para Siracusa, Sicília, Itália 🇮🇹

Segunda-feira (18) dia de finalmente deixarmos Roccella Ionica. Chegamos aqui na Itália 🇮🇹 em 12/11/18, sim a mais de um ano. Passamos o inverno, no verão fomos para o Brasil 🇧🇷 e retornamos para cá em meados de setembro, ficando mais dois meses por conta do problema que tivemos com o motor. Mas como tudo passa… passou!!!
A expectativa do Comandante é sair hoje no meio da manhã, dando um tempo para que as ondas que quebram no canal de saída da marina baixem um pouco.  Nossos amigos também estão na expectativa e monitorando o tempo, pois há mais de 20 dias não dá uma janela contínua para que possamos sair rumo a Tunísia 🇹🇳.
O Comandante traçou três rotas possíveis…
Opção 1 – 7 dias: Roccella Ionica – Bova, Bova – Siracusa, Siracusa – Porto Palo, Porto Palo – Ragusa, Ragusa – Licata, Licata- Ilha Panteleria, Ilha Panteleria – Monastir, Tunisia 🇹🇳;
Opção 2 – 5 dias: Roccella Ionica – Siracusa, Siracusa – Ragusa, Ragusa – Licata, Licata – Panteleria, Panteleria – Monastir, Tunísia 🇹🇳;
Opção 3 – 3 dias: Roccella Ionica – Siracusa, Siracusa – Licata, Licata Monastir, Tunísia 🇹🇳;
Ok, chegou a hora de partir. O Renato deu saída na Guarda Costeira, soltou as amarras e às 10 horas zarpamos, dia ensolarado, canal de saída da marina com ondas menores e nós nos sentindo muito felizes… velejando após mais de um ano. Muita coisa passando pela cabeça, muita expectativa por uma boa viagem, por um bom desempenho da Pharea e uma vontade imensa de seguir adiante.
Para essa perna preparei sanduíches e risoto pré-pronto, se tiver condições de cozinhar… para beber Pepsi, Red Bull e chá. O mar estava um pouco batido no começo mas foi alisando e fizemos uma boa viagem.

A noite estava linda… a lua 🌙 iluminando o mar e o céu cravejado de estrelas… fizemos turnos de três horas, mas sabe como é o Comandante mesmo de folga do turno continuava sempre alerta… um olho fechado e outro aberto kkk.
Chegamos em Siracusa, Sul da Sicília, perto das 7 horas da manhã e o Renato chamou a Guarda Costeira para orientação quanto a ancoragem na baía. Ficamos pasmos… eles pediram que aguardássemos e depois nos chamaram no rádio informando as coordenadas onde deveríamos ancorar… isso foi inédito, pela primeira vez a orientação veio em forma de coordenadas kkk. Chegamos e ancoramos no lugar definido pela Guarda Costeira, em 37g3.428 N e 15g50.589’E, cerca de uma milha de Siracusa, visual belíssimo da cidade velha. Colocamos nosso novo bote na água e partimos para a cidade…. perambulamos pelas ruas, revisitamos os alguns lugares que conhecemos com a Lili e o Pádua, quando nos visitaram este ano, fizemos feira e fomos na Guarda Costeira.

O Renato falou com eles que gostaríamos de dar saída da Itália… mas como só sairíamos no dia seguinte, pediram para voltar no fim da tarde para carimbar o passaporte. Retornamos para o barco e a chuva que constava na previsão chegou e chegou forte… não parava e não teve outro jeito ao fim do dia senão colocar capa de chuva e encarar a ida até a imigração… uma milha de bote com chuva não é o melhor programa… mas encaramos, chegamos lá… carimbamos o passaporte e estávamos prontos para sair do país na manhã seguinte. Noite de muita expectativa com a travessia do Mediterrâneo… enfim aqui e prontos para zarpar. Só a agradecer. Namastê 🙏🏼.

1247 dias, 18 e 19 de novembro de 2019, deixando Roccella Ionica rumo a Siracusa, Sicília, Itália 🇮🇹.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareanaitalia🇮🇹. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Velejando de Roccella Ionica para Siracusa, Sicília, Itália 🇮🇹

  1. Ricardo Bastos disse:

    Parabéns e bons ventos

  2. MARCOS F GAMA LOBO disse:

    Bacana, to seguindo vcs…bons ventos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s