Longo tempo de espera 🇮🇹

Nosso último mês na Itália 🇮🇹 foi um tempo de espera. Queríamos sair o quanto antes para pegar um bom tempo para a travessia até a Tunísia 🇹🇳, mas as coisas foram se enrolando e até acharmos uma mecânica para a retirada e conserto do motor… foi um longo caminho, que acabou se prolongando ainda mais pelo não cumprimento do prazo de entrega do serviço. Bem o motor teve um problema com o sistema de exaustão, o que acabou ocasionando o retorno de algumas gotas de água salgada para o quarto cilindro, e como o motor ficou sem funcionar por quatro meses, o quarto cilindro acabou travando com o sal da água.
Durante este tempo de espera o Teixeira aproveitou para ir até Barcelona, uma cidade da Espanha 🇪🇸 conhecida pelo seu acervo histórico e cultural, muito presente na arquitetura através das obras de Gaudí, grande arquiteto espanhol e é claro que também foi conhecer o Camp Nou, estádio de futebol do Barça.
Nós ficamos na Marina até a subida do barco e depois precisamos locar uma casa em Roccella para ficarmos durante os serviços.

O Renato diariamente ía até a marina acompanhar os serviços e eu e o Teixeira aproveitávamos para ir á feira, preparar comidinhas italianas e toda manhã o Teixeira passeava com a Bella.
Final de tarde quando o Renato voltava, íamos passar na cidade, tomar um sorvete ou comer um doce numa patisserie maravilhosa daqui.

Durante nossos passeios, no caminho começamos a sentir um forte cheiro… não sabíamos o que era… depois descobrimos que no quarteirão onde estávamos havia uma casa que “macinava” as olivas para a produção do azeite…. e aquele era o cheiro produzido durante o processo da prensa da azeitona.
Voltando ao barco… Enquanto o motor foi para a retifica foi feita a pintura do fundo, depois a colocação do motor e finalmente a Pharea retornou para a água.

Ainda foram alguns dias de trabalho com a ajuda o amigo Joseph até realmente ficar tudo pronto e várias horas de motor para testar se tudo estava realmente ok.
Recebemos a visita dos amigos italianos Daniela e Ilario e ganhamos um litro de azeite, extra virgem e orgânico, produzido pela família da Daniela, muito delicioso, de coloração dourada… tudo fica muito bom com ele… uma delícia 😋.
O Renato estava ansioso para zarpar e acompanhava a previsão do tempo full time,mas não dava janela suficientemente grande para sairmos. Neste interim o Teixeira resolveu retornar daqui da Itália 🇮🇹, pois queria chegar no Brasil até fim de novembro e também com a demora nem daria tempo para fazer um tour na Tunísia 🇹🇳, pois já teria que voltar. Foram ótimos dias que passamos juntos, conhecemos muitas coisas, muitos sabores e ficamos felizes por ele ter ficado este tempo com a gente. É claro que o Renato não ficou satisfeito pois o novo tripulante não chegou a velejar kkk.
Foram semanas e semanas de tempo ruim, muito vento, janelas curtas e na última semana ventos de até 60 knots, com chuva e vento contínuos durante mais de 24 horas. Várias cidades italianas de norte a sul sofreram com a chuva. Veneza decretou estado de calamidade, com água alta de 1,90 metros. Licata, na Sicília, teve suas ruas lavadas pela tempestade, carregando carros e árvores. Aqui em Roccella à beira mar onde nunca havíamos visto nenhum lixo, amanheceu com a Praia incrivelmente suja e na marina a maré, que chegou a subir a murada do pier trouxe muito lixo e foi depositando no molhe. Junto com outros velejadores fizemos a limpeza de um dos lados da marina e recolhemos mais de 10 sacos depois lixo, em sua grande maioria plástico e isopor.
Começamos as despedidas dos amigos de antes e dos novos amigos desta temporada, pessoas especiais que nos trouxeram bons momentos e a alegria do convívio nos churrascos e nos encontros. Aqui uma breve poesia feita pela Sara, que retrata este sentimento.
O Renato continua repassando seu check list e deixando tudo pronto para sairmos. Já guardamos as bikes em uma das cabines de popa, preparamos os suprimentos de cozinha, guardei todos os objetos soltos e tudo que possa quebrar durante a travessia… estamos prontos…
Finalmente chegou a janela de tempo, domingo (17), mas além da previsão de chuva (que não seria problema) o mar está agitado com ondas de 2,5 metros lá fora e para sair da marina o canal está bem assoreado e as ondas quebram de través. Na segunda será mais favorável, pegaremos tempo melhor. Que assim seja! Namastê 🙏🏼

1246 dias, de 07 de outubro a 17 de novembro de 2019, morando a bordo em Roccella Ionica, Calábria, Itália 🇮🇹.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareanaitalia🇮🇹. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Longo tempo de espera 🇮🇹

  1. MARCOS F GAMA LOBO disse:

    Muito bacano o relato de vcs…..quebras sempre acontecem, evidente que tem despesas que não haviamos imaginado, entretanto o convivio com o lugar, novos amigos não tem preço…bons ventos para vcs, pois o invernos ai e o regime de ventos são bem mais dificeis do que aqui no Brasil, abçs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s