Salerno, Itália 🇮🇹❤

Nossa visita a Salerno foi interrompida por uma forte chuva mas acredito que conseguimos ver dois de seus grandes destaques, além de poder sentir o ar de cidade portuária e ver o arranjo da cidade.

 

Visitamos o Duomo de Salerno, uma das catedrais mais lindas que vimos, construída no século XI, tendo passado por várias reformas e ainda conservando uma cripta onde dizem estar sepultado São Mateus.

         

A cripta é simplesmente fantástica, as pinturas e mosaicos e a cor dourada impressiona por sua beleza e harmonia, infelizmente as fotos não reproduzem a beleza deste lugar.
Seguimos para o Jardim Minerva, um local super importante para a história da medicina. O local onde fica o Giardino della Minerva, “viridarium”, era de propriedade da família Silvatico, desde o século XII ao XIV, e Matteo Silvatico criou um jardim que se tornou o precursor de todos os futuros jardins botânicos da Europa.
De extraordinário valor cultural, foi berço da “teoria umorale”, baseada nos estudos das plantas cultivadas no jardim, que eram usadas para produzir os ingredientes ativos empregados para fins terapêuticos (foto a esquerda).
Matteo Silvatico se dedicou ao cultivo e ensino sobre essas plantas aos estudantes da Faculdade de Medicina, fornecendo seus nomes, finalidade e características.
Durante uma escavação arqueológica recente, o jardim medieval foi encontrado a uma profundidade de cerca de dois metros abaixo do nível atual do solo e em 2000, o Conselho Municipal, utilizando recursos do programa Urbano Europeu, restaurou os jardins e abriu para visitação, mostrando elementos interessantes, que remontam aos séculos XVII e XVIII. Um dos mais atraentes é o longo lance de degraus, marcado por pilares cruciformes, que sustentam uma pérgola de madeira.
Ficamos surpresos com a teoria umorale, elaborada por Galeno, médico grego,  por volta do ano 216 d.C., e de saber como num simples jardim foi produzido tanto conhecimento a ponto de a Faculdade de Medicina de Salerno ter sido a primeira e mais importante instituição médica da Europa, na Idade Média, e a precursora das universidades modernas.

Maravilhoso estar aqui, conhecer este local e sua história, ver as sementes de tudo o que ainda é produzido aqui. Só a agradecer. Namastê!

Dia 1.200 morando a bordo. Salerno, Itália, dia 03 de outubro de 2019.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareanaitalia🇮🇹. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: