Em Pompéia 🇮🇹❤

Continuando na região de Campanhia, visitamos Pompéia ou Pompei, na língua italiana. Pompéia foi a segunda cidade a ser atingida na erupção do vulcão Vesúvio, até ela chegaram somente as cinzas e os gases expelidos pelo Monte Vesúvio (a primeira cidade foi‍ Ercolano, que estava mais próxima).
Em Pompéia viviam cerca de 20.000 pessoas, era uma cidade organizada para a época, com estrutura urbana, casas grandes, pessoas influentes e de posses moravam lá. Havia comércio organizado, bancos, tavernas e banhos públicos. Era uma cidade próspera, com área rural produtiva e vivia basicamente do comércio de azeite e do vinho que produzia. Sua localização estratégica, entre o mar e a foz do rio Sarno, também facilitava a exportação desses produtos para cidades do Mediterrâneo.
Ela ficou soterrada e esquecida até 1738 e desde então vem sendo literalmente desenterrada.

Passando por suas ruas pudemos entrar nas casas, passar nos canais, ver pilares, colunas romanas e muitos afrescos nas paredes, pintura comum à época. Vimos também jarros usados para guardar o vinho, grandes potes de argila nos locais que serviam refeições ao público e também corpos que foram reconstituídos em gesso, perpetuando o momento final daquelas pessoas que nem tiveram tempo de fugir ou mesmo de saber o que realmente estava acontecendo.
Ficamos impressionados com o grande tamanho da cidade, com sua arquitetura representada em suas casas e anfiteatros. Grande parte dos objetos recuperados das casas e da cidade de modo geral, estão expostos no Museu Arqueológico de Nápoles, um dos mais importantes da Europa, creio que vale a pena conhecer!
Muito boa esta oportunidade de conhecer e mergulhar no passado dessa cidade romana.
Hoje o Monte Vesúvio é monitorado e há um incentivo para que os habitantes se mudem para outros lugares, evitando a repetição do acontecido, porém a cidade continua cheia e crescendo, como pudemos ver… é algo distante a acontecer e por este motivo talvez as pessoas não deixem a cidade. Adorei a visita… muito interessante. Namastê.
Dia 1199 morando a bordo. Visitando Pompéia 🇮🇹, em 02 de outubro de 2019.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareanaitalia🇮🇹. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s