Conhecendo a força do Vesúvio 🇮🇹

Hoje fizemos um dos melhores programas… visitamos o Parco Archeologico di Ercolano. Antiga cidade Romana que no ano 79 foi atingida pelas lavas do vulcão Vesúvio,  e hoje é patrimônio da UNESCO. O vulcão atingiu primeiro Ercolano, por estar mais próxima, depois Pompei.
Relembramos os livros de história e as ideias que fazíamos à época sobre o assunto. Minha mãe era graduada em história e sempre viamos seus livros… lembro-me de um com a pintura de Rômulo e Remo na capa. Lembramos também os clássicos do cinema que retrataram o acontecimento.

Ercolano no ano 79 tinha 3 mil habitantes e se tratava de uma próspera cidade com habitantes  de posses e poder.
A cidade ficou soterrada até 1738, quando iniciaram as escavações. No fim do século XVIII começaram a descobrir grande diversidade de objetos, pinturas, murais, mesas de três pés, porcelanas, esculturas de bronze, jóias e adornos, utensílios em vidro. Há um museu anexo onde vimos as peças expostas e tudo feito com perfeição… e isso no ano 79… é impressionante!j

Consta que o primeiro descobrimento importante de esqueletos romanos do século I se deu em Ercolano. Como os romanos geralmente praticavam a cremação de seus mortos até o século III, ficava difícil encontrar fósseis anteriores a essa época.
As escavações iniciadas em 1980 na área do porto, descobriram mais de duzentos esqueletos de diversas idades, sexo e condição social. Eles estavam na praia, possivelmente tentando fugir das lavas que escorriam em direção a cidade. A parte triste deste passeio foi vê-los paralisados por aquele que deve ter sido um momento de horror.

Também foi resgatado um barco, com 9 metros de comprimento que se encontrava na praia junto aos corpos

Andamos pelas ruas da cidade, entramos em várias edificações, vimos diversos “afrescos”, pintura comum naquela época, colunas romanas e locais curiosos onde preparavam as refeições, em grandes ânforas de argila.
Ercolano continua sendo escavada e ainda há muito a ser descoberto além dos limites da cidade da forma como se encontra hoje.

Este passeio foi enriquecedor, conhecer uma cidade romana que ficou estagnada de forma abrupta em seu tempo, ver seu arranjo, suas moradias, seus recursos e objetos… foi simplesmente demais. Por este dia maravilhoso, na companhia especial de meu sogro Teixeira e meu Comandante Renato ❤, só a agradecer. Namastê!

Dia 1199 morando a bordo. Visitando Ercolano 🇮🇹, em 02 de outubro de 2019.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareanaitalia🇮🇹. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Conhecendo a força do Vesúvio 🇮🇹

  1. Anselmo Oliveira disse:

    Como sou um saudosista, a história me provoca a fazer inúmeros questionamentos, sobre “o que aconteceu naquele momento”. A minha mente realmente começa a navegar, por horas, daí, aqueles que não compreendem, jamais terão este momento internalizado, como posso construir na minha imaginação. Muito obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s