Já ouviu a expressão: “Depois da tempestade vem a bonança”? Estamos nos sentindo assim… O inverno ficou para trás e a primavera chegou para deixar tudo mais bonito, colorido e perfumado.
A caminho da feira livre nos deparamos com um visual novo e diferente…. As flores estão chegando e deixando tudo colorido, os caminhos ficam mais lindos e parece que voltamos a ser crianças… Passeando em dias ensolarados e com tempo de parar e reparar em cada tipo de flor e sentir seu perfume.
O Renato que tem alergia ao pólen começa a sofrer com a renite…. Mas mesmo assim não deixa de pedalar por esse lindo caminho.
Diferentemente do inverno a primavera surge trazendo alegria, dias mais longos e com mais sol e consequentemente o astral também fica melhor.
Vimos alguns veleiros chegarem e outros saírem mas… O período de invernar aqui vai até maio, daí sim todos os barcos saem e alguns retornam para cá para o próximo inverno. O ano aqui é curto, se veleja por no máximo seis meses e depois é necessário invernar e aí uma opção é levantar o barco e deixá-lo no seco e a outra é procurar alguma Marina para ficar nestes meses e o bom é que é elas têm uma estrutura bem acolhedora e dispõem de área de convívio comum aos velejadores, o que é bem agradável e com o passar do tempo a amizade se intensifica e formamos um grande e diverso grupo.
Mas agora com a primavera chegando tudo fica mais agradável, o frio vai indo embora aos poucos e isso é ótimo, logo daremos adeus ao aquecedor que compramos aqui para nos manter aquecidos no inverno.
Percebemos que a pequena cidade de Roccella também começa a se movimentar com a abertura de um ou outro bar ou restaurante e na beira da praia a infraestrutura começa a ser refeita, pois como vimos nas fotos, aqui bomba no verão e a areia da praia fica super disputada.
As plantações de cítricos estão praticamente finalizando a colheita e nas ruas e plantações sentimos aquele aroma incrível de flor de limoeiro, de laranjeira…. A vontade é embalar todo este perfume e trazer com a gente. Esta é outra coisa que não sentia desde criança, quando brincava embaixo dos pés de frutas no sítio dos meus avós.
Morando a bordo passamos a conhecer mais o mar, seus movimentos e sua força e ao parar em terra temos tempo de voltar a nos sentir como quando éramos crianças e que nada passava desapercebido…
Sentiremos muitas saudades daqui, um lugar super especial que nos oportunizou ótimos momentos. E eu que já gostava da Itália passei a gostar ainda mais depois de conhecer várias cidades e suas histórias do mundo antigo. A Croácia me encantou com sua beleza natural e a Itália com sua história preservada em muitos locais. Namastê🙏🏻
1.013 dias morando a bordo, invernando em Roccella Iônica, Calábria, sul da Itália 🇮🇹 Dias 19 a 31 de março de 2019.
Na verdade gostaria de saber qual documento (licença) você usa para velejar
na europa? Mestre amador ou capitão amador?
CurtirCurtir