Nesta semana nossos amigos velejadores italianos, Stefano e Paula, nos convidaram para um passeio em duas cidades históricas e de quebra, contornando as montanhas apreciamos na Serra de San Bruno, os belos vales daqui.
Fomos em direção à Serra San Bruno localizada nas montanhas da Calábria, é uma estância alpina com densas florestas de pinheiros e belos vales cultivados, a paisagem é lindíssima. Antes de chegar ao nosso primeiro destino, Soriano, tivemos que parar o carro para um rebanho de ovelhas passar, com elas estava o pastor e os cães que auxiliavam na lida. Foi maravilhosa esta cena das ovelhas passando por nós.
Soriano é uma pequena cidade e suas origens estão ligadas à fundação do convento dos Padres Dominicanos, em 1510, foi destruído pelo terremoto de 1659, depois reconstruído no período Barroco, foi um dos mais ricos e famosos conventos dominicanos na Europa. Novo terremoto em 1783 destruiu o mosteiro que foi reconstruído, mais modestamente, no início do século XIX.
Visitamos as ruínas e um senhor gentilmente nos abordou para nos mostrar o Museu que reúne as peças de mármore branco que estavam no convento e foi extraordinário conhecer o belíssimo acervo de peças ali reunidas. Há inclusive um busto de Santa Caterina feito pelo conhecido Bernini, que tem muitas de suas obras em Roma. O passeio foi super bacana e paramos para um café.
Depois descemos a serra e fomos para Tropea, um lugar bem peculiar com construções erguidas sobre as rochas, proporcionando uma paisagem única. Algumas ruínas e construções barrocas, testemunham a história que se passou ali. Ela está localizada na chamada Costa dos Deuses, voltada para o Mar Tirreno com água azul cristalina e areia branca e penso que deve ter suas praias invadidas pelos turistas no verão.
Passeamos pelo centro da cidade, apreciando as vielas compostas de ruas estreitas e praças com igrejas, palácios barrocos e ruínas. No caminho vimos pomares cítricos, vinhas e muitos olivais que dão um charme especial à região que também é conhecida pela produção de cebola vermelha (roxa).
Tivemos um dia intenso e maravilhoso, visitamos as duas cidades, falamos e nos entendemos somente em italiano, rimos, brincamos e nos divertimos muito! Obrigada Paula e Stefano pelo ótimo dia. Namastê🙏🏻
Dia 785. Morando a bordo, invernando em Roccella Iônica, Calábria, sul da Itália 🇮🇹 Dia 8 de fevereiro de 2019.
Muito lindooo👏👏👏🇮🇹🇮🇹🇮🇹😘😘😘
CurtirCurtir