Morando a bordo naturalmente assumimos todas as funções, imperativamente aquelas relativas a manutenção do barco e as domésticas, de forma que tudo esteja funcionando perfeitamente e as necessidades supridas.
Para isso o Comandante tem seu check list de verificações e uma das coisas que ele tinha em sua lista era a troca do suporte do guincho (em baixo da fibra), havíamos percebido que ele estava um pouco frouxo. É uma peça de compensado naval que dá mais resistência à base do guincho elétrico, já que ali o esforço é bem grande.
O Renato precisou tirar a peça antiga que estava muito bem fixada e isso deu o maior trabalhão… Mas depois de dois dias de trabalho e um formão (ferramenta para talhar madeira) torto, ele conseguiu.
Depois teve o trabalho de fazer o novo molde, comprar o compensado naval, furar, passar as camadas de resina epóxi e fixar com sikaflex tudo no lugar novamente.
Por conta dos dias de chuva que tivemos e à espera da resina secar, o trabalho levou mais de uma semana, mas agora o guincho está novamente bem fixo e pronto para grandes esforços.
Próximo de Roccella Iônica tem uma loja tipo bricolagem e foi lá que o Renato encontrou o material para a troca, graças a uma carona dos amigos velejadores daqui, que frequentemente andam por lá para comprar alguma coisa.
Aproveitando que a caixa de ancora estava bem acessível, fez a limpeza e também tiramos toda a corrente para lavar com água doce.
Dias 756 a 760. Morando a bordo, invernando em Roccella Iônica, Calábria, sul da Itália 🇮🇹 Dias 6 a 15 de janeiro de 2019.