Corfu, primeira ilha grega que conhecemos 🇬🇷

Corfu ou Córcira ou Kerkira, é a segunda maior ilha grega do arquipélago das Ilhas Jônicas, situada na costa da Albânia, de quem é separada por estreitos variando em comprimento de 3 a 23 km. De onde estamos ancorados, em Garitsas Bay 39*36.931N / 19*55.528’E (5-10m), podemos ver a costa da Albânia muito próxima.
A ilha é longa e estreita e tem uma forma que lembra a letra T. Toda a ilha é rica em vegetação e seu solo é muito fértil e permite o cultivo de videiras, azeitonas, frutas cítricas, figos e outras árvores frutíferas. As áreas não-cultivadas são na sua maioria cobertas por vegetação mediterrânica. O turismo é uma das fontes de renda mais importantes na economia de Corfu.
Aqui há a cidade antiga, fortalezas venezianas, igrejas e mosteiros, vestígios arqueológicos, praias, balneários e zonas costeiras de grande beleza. Em 2007 o bairro antigo de Corfu foi declarado um Patrimônio Mundial pela UNESCO. A cidade é repleta de turistas que chegam em grandes navios de passageiros ou via aérea, tem um ar animado e festivo. Muitos restaurantes com mesas para fora, cafés e lojas de souvenir e o povo bastante simpático. Nos lembrou Roma e Veneza, o agito, as lojas e o burburinho da cidade.

Para irmos a cidade, deixamos o bote numa das várias escadarias, existente em todo o contorno da baía onde estamos, sem nenhum risco… e caminhamos até a cidade numa via arborizada, com pista para caminhada, bike, corrida… no caminho arborizado, restaurantes com mesinhas embaixo das arvores, aproveitando a sombra fresca da vegetação. Muito legal! Na cidade velha fomos até o mercado popular, tipo nosso mercado municipal, com peixes e hortifruti e o contato mais direto com os gregos que falam bastante… mas não entendemos nada kkk.
Aqui tivemos o prazer de rever nossos amigos Canadenses, Sally e Petter, do catamarã Milly e fizemos um happy hour com eles em seu belo barco.
Na segunda (27) fomos fazer o pagamento das taxas na capitania, falando corporativamente…. precisam de um processo de manufatura enxuta… passamos por 6 salas para finalizar o processo e ainda com discordância entre duas delas 😱😱😱.
Também em Garitsas Bay, bem próximo de nós, está o maior e mais feio veleiro do mundo, segundo reportagem… um mega veleiro com três mastros no valor de 165 milhões de euros… nem dá pra imaginar tanta grana… fora a tripulação que deve ter para deixar tudo funcionando… uma loucura. Na nossa descida pelo Mar Adriático, nos chamou a atenção o uso do rádio pelos Italianos… usam muito, o tempo todo, diferente de Montenegro, que usam muito pouco.

De Garitsas Bay contornamos a baía e fundeamos do outro lado em Gouvian ( 39*39.117’N / 19*50.871’E) seguindo as dicas do Petter, abastecemos na Marina Gouvia, eurodiesel a 1,60 euros o litro, o mais caro que já pagamos e pernoitamos por lá. No supermercado achamos os preços elevados, mas depois considerando, acreditamos que se deve ao fato do frete, pois muitos produtos chegam até as ilhas pela via marítima. Porém, achamos vários produtos que ainda não havíamos encontrado, como maisena (amido de milho) e o leite condensado 😋😋😋 vimos várias grifes de luxo e dá para sentir que comércio globalizado, com marcas conhecidas da Europa e EUA.
Aqui no Mar Jônico, a água está quente, superior a 30 graus, muito bom para banho de mar. Os dias aqui estão bastante quentes e longos. O céu é extraordinário e já tenho minhas constelações favoritas. Noite de luz cheia é fantástica e de lua minguante deve ser bom também para curtir o céu estrelado. Agora… sentir-se na Grécia e agir como os gregos kkk muito embora não entendemos nada do que falem… aprendemos a agradecer “sas efcharistó”.

Amanhã continuamos nossa ida para Athenas, segunda parada Ilha de Paxos onde segunda nossa amiga Sally, a água é muito clara, assim pretendemos mergulhar. Até lá! Namastê 🙏🏼

Dias 627 a 630. Morando a bordo, Corfu, Grécia 🇬🇷. De 25 a 28 de agosto de 2018.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares e dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #Svphareanagrecia🇬🇷. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s