Pelos caminhos que levam a Crna Gora – Montenegro 🇲🇪

Voltamos para Kotor, explorar outros caminhos, pois aqui há muita história, antiga e recente. Chegamos na segunda (02) e jogamos ancora novamente em frente a cidade medieval fortificada (42°25.412’N –  18°45.975’E profundidade 10-12m).
Vista maravilhosa, vai e vem de turistas, vindos em grandes navios de passageiros.

A noite toda a muralha é iluminada, dando uma bela vista de nosso cockpit.
Na terça como já havíamos feito o passeio da cidade fortificada, fomos fazer a outra subida, que leva à parte de trás da Montanha Negra, o “Crna Gora” na língua dos montenegrinos.
Desde a Croácia tínhamos a curiosidade de subir numa destas gigantes montanhas da região, e hoje tivemos este prazer, pedras, muitas pedras mas com um visual lindíssimo e assim subimos além da cidade fortificada e chegamos ao topo da grande montanha.

Lá fizemos nosso primeiro “empilhamento” colocamos pedra sobre pedra e cada uma delas com uma intenção, fazendo uma espécie de meditação em harmonia com este ambiente tão agradável no alto da montanha.

No caminho cabras selvagens pastando, o visual da baía de Kotor, da cidade nova, da cidade velha, da fortaleza e na descida, depois de duas horas de subida, um pequenina igreja servia, com mais de mil anos e dentro dela, já abandonada em ruínas, um burrico deitado, fugindo do calor. Passeio fantástico que acabou sendo brindado com uma cerveja bem gelada, num dos primeiros bares da ladeira de chegada na cidade velha. Nasdrovia!!!
Havíamos comentado que ainda não tínhamos conhecido cruzeiristas por aqui… pois como não há praias, propriamente ditas, os cruzeiristas ancoram, vão para a cidade conhecer, fazer mercado, voltam para seus barcos e acaba não havendo um ponto de encontro. Mas, havíamos ancorado próximo de um barco canadense há uns dias atrás e nos cumprimentamos, depois os vimos novamente ancorados em Kotor, depois em Risan e finalmente nos conhecemos num happy a bordo do barco deles e depois tivemos o prazer de recebê-los a bordo. Judy e Jordan, moram há 9 anos no barco, já deram a volta ao mundo e estão na segunda rodada, o mascote deles é uma gata que não sei porque… ela e a Bellinha se estranharam kkk. Pessoas super gentis e queridas que nos deram muitas dicas de ancoragem, principalmente da Grécia, que será possivelmente nosso próximo país de ancoragem e por isso precisamos buscar informações sobre locais e pontos de ancoragem.
Assim, muito felizes, brindamos a nossa primeira amizade com velejadores estrangeiros 🍻. Quem morava bordo fica na companhia do outro 30 horas por dia rs rs rs … e sabe como é gostoso conhecer novas pessoas, ver seus hábitos e interesses, que geralmente são por belas paisagens ou a curiosidade no modo de vida de outros povos e culturas. A respeito disso comentávamos que na Croácia o comércio não disponibiliza sacolas para carregar as compras de forma gratuita, paga-se pela sacola nos mercados, feiras, lojas, etc… já aqui em Montenegro, que faz divisa com a Croácia, as sacolas são dadas de forma gratuita. Na Croácia 🇭🇷 , no comércio, por exemplo, a maioria fala também o inglês ou o italiano, já aqui em Montenegro 🇲🇪 falam mais o montenegrino ou sérvio. Enfim, são pequenas observações que vamos acumulando ao longo do tempo que passamos em cada lugar e isso é uma das riquezas que temos em morar a bordo. Namastê 🙏🏼

Dias 572 a 577. Morando a bordo em Montenegro 🇲🇪. De 02 a 07 de julho de 2018, em Kotor.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareaemmontenegro🇲🇪. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Pelos caminhos que levam a Crna Gora – Montenegro 🇲🇪

  1. Cida fae disse:

    Ameiiiii..
    ..uma super vivência…😍😍😍😍

  2. ELDER IVAN PEREZ BRUN disse:

    Muito legal acompanhar vcs por aqui, cada post tem suas dicas de como é a vida por aí…obrigado por compartir….Big abração e BV sempre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s