Segunda ancoragem em Tivat, Sveti Marko ­čç▓­čç¬

Dia 22 de junho, continuamos ancorados próximo à cidade de Tivat, e o Renato acompanhando a previsão de vento forte entrando de Nordeste, com rajadas de 20 a 40 knots.

O Comandante ficou a noite no cockpit e as rajadas chegaram a 38 knots e pela primeira vez garramos. Est├ívamos com 7 metros de profundidade, 45 metros de corrente mas com fundo de m├í tensa. Com um tipo de capim alto que vimos aqui em v├írios lugares. O Renato ancorou novamente e ficou o resto da noite de vig├şlia. Pela manh├ú buscamos outra ancoragem, saindo um pouco do fundo de ba├şa onde est├ívamos, pois ainda havia previs├úo de Nordeste entrando, por├ęm com menor intensidade. Ancoramos um pouco ├á frente, na Ilha Sveti Marko e novamente o Renato ficou a noite de vig├şlia no cockpit, mas o vento forte n├úo entrou desta vez. A cartilha daqui reza que… se h├í previs├úo de vento forte a vig├şlia ├ę obrigat├│ria e constante… ao que ambos concordamos.
J├í estamos em Montenegro ­čç▓­čç¬ h├í quase 10 dias, o Renato mandou fazer os adesivos da Pharea para a proa e j├í os colocamos, agora ├ę hora de buscarmos outra ancoragem.

Diferentemente da Cro├ícia ­čçş­čçĚ, n├úo encontramos guias e muitas outras informa├ž├Áes relativas ├á navega├ž├úo e ancoragem em Montenegro ­čç▓­čç¬, mesmo no aplicativo Navionics n├úo tem muitas indica├ž├Áes. Mas, com o tempo que dispomos para ficar aqui (3 meses), com certeza descobriremos os lugares e onde ficar abrigados.
Outra coisa que estamos ainda nos acostumando ├ę trocar o dividir pelo multiplicar. Na Cro├ícia ­čçş­čçĚ as despesas eram d├şvidas por 2 (0,57 reais por kuna) e aqui a moeda ├ę o Euro, ent├úo multiplicamos por quase 5,00. Por├ęm vimos que alimenta├ž├úo, que ├ę nosso maior gasto, n├úo est├í mais cara, o que ├ę mais caro s├úo os produtos e servi├žos. O atendente da Marine Store, loja de N├íutica que fomos clientes em Split e Rijeka, nos falou que aqui os produtos s├úo em torno de 10% mais caros que na Cro├ícia ­čçş­čçĚ, felizmente para n├│sque estamos com a embarca├ž├úo 100% e assim n├úo vislumbramos maiores gastos por aqui.
Agora… ler, conhecer e curtir este pequeno, belo e muito jovem pa├şs, de apenas 12 anos e muitos s├ęculos de hist├│ria. Namast├¬ ­čÖĆ­čĆ╝

Dia 562, velejando em Montenegro, morando a bordo da Pharea. Dia 22 de junho de 2018.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namast├¬ ­čÖĆ­čĆ╝
Esse post foi publicado em #svphareaemmontenegro­čç▓­čç¬. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Segunda ancoragem em Tivat, Sveti Marko ­čç▓­čç¬

  1. edison pinto de souza filho disse:

    Segue guerreiro. Segue desbravando essas ├íguas que, como bom hippie baiano, seguirei em sua esteira. Mas sempre pronto pra te dar o suporte que me for poss├şvel e imposs├şvel, irm├úo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ├şcone para log in:

Logo do WordPress.com

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s