Segunda ancoragem em Tivat, Sveti Marko 🇲🇪

Dia 22 de junho, continuamos ancorados próximo à cidade de Tivat, e o Renato acompanhando a previsão de vento forte entrando de Nordeste, com rajadas de 20 a 40 knots.

O Comandante ficou a noite no cockpit e as rajadas chegaram a 38 knots e pela primeira vez garramos. Estávamos com 7 metros de profundidade, 45 metros de corrente mas com fundo de má tensa. Com um tipo de capim alto que vimos aqui em vários lugares. O Renato ancorou novamente e ficou o resto da noite de vigília. Pela manhã buscamos outra ancoragem, saindo um pouco do fundo de baía onde estávamos, pois ainda havia previsão de Nordeste entrando, porém com menor intensidade. Ancoramos um pouco à frente, na Ilha Sveti Marko e novamente o Renato ficou a noite de vigília no cockpit, mas o vento forte não entrou desta vez. A cartilha daqui reza que… se há previsão de vento forte a vigília é obrigatória e constante… ao que ambos concordamos.
Já estamos em Montenegro 🇲🇪 há quase 10 dias, o Renato mandou fazer os adesivos da Pharea para a proa e já os colocamos, agora é hora de buscarmos outra ancoragem.

Diferentemente da Croácia 🇭🇷, não encontramos guias e muitas outras informações relativas à navegação e ancoragem em Montenegro 🇲🇪, mesmo no aplicativo Navionics não tem muitas indicações. Mas, com o tempo que dispomos para ficar aqui (3 meses), com certeza descobriremos os lugares e onde ficar abrigados.
Outra coisa que estamos ainda nos acostumando é trocar o dividir pelo multiplicar. Na Croácia 🇭🇷 as despesas eram dívidas por 2 (0,57 reais por kuna) e aqui a moeda é o Euro, então multiplicamos por quase 5,00. Porém vimos que alimentação, que é nosso maior gasto, não está mais cara, o que é mais caro são os produtos e serviços. O atendente da Marine Store, loja de Náutica que fomos clientes em Split e Rijeka, nos falou que aqui os produtos são em torno de 10% mais caros que na Croácia 🇭🇷, felizmente para nósque estamos com a embarcação 100% e assim não vislumbramos maiores gastos por aqui.
Agora… ler, conhecer e curtir este pequeno, belo e muito jovem país, de apenas 12 anos e muitos séculos de história. Namastê 🙏🏼

Dia 562, velejando em Montenegro, morando a bordo da Pharea. Dia 22 de junho de 2018.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares e dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareaemmontenegro🇲🇪. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Segunda ancoragem em Tivat, Sveti Marko 🇲🇪

  1. edison pinto de souza filho disse:

    Segue guerreiro. Segue desbravando essas águas que, como bom hippie baiano, seguirei em sua esteira. Mas sempre pronto pra te dar o suporte que me for possível e impossível, irmão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s