Na sexta (08) saímos cedo com destino a Ilha de Kórcula, como a previsão era de entrada de vento forte, o Renato traçou nossa navegação rumo ao sul com parada em Kórcula. Velejamos pouco mais de 30 milhas náuticas até lá e decidimos avançar e chegamos numa bela e azul enseada chamada Zuljana.
Um cartão postal. Poucas casas, Porto para atracar, restaurantes e mercado e muitos turistas vindos de vários países próximos. Amamos o lugar, ancoramos no meio da enseada, em frente a cidadezinha, descemos para conhecer, fomos ao mercado, etc…. lá pelas 21h começou a entrar o vento previsto entre 20 e 40 knots. O Renato ficou no cockpit com chuva e lanterna em punho, pois o vento rondava, o barco trabalhava e aí entendi bem o que ele sempre me diz quando a enseada é muito pequena…. não tem espaço para o giro 😝. As 02h fui também para o cockpit e fiz minha primeira vigília… manhã seguinte acordamos no cockpit com aquela cara de mal dormidos kkk.
O vento estava mais fraco mas a ondulação balançava muito e decidimos por avançar.
Estávamos próximos de outro parque nacional, o Mjlet, mas nossa navegação estava já direcionada para o sul e assim deixamos para conhecê-lo na próxima passada por aqui. Há vários grandes parques por todas as regiões da Croácia 🇭🇷 com acesso via ferry boat o que é muito usual aqui…. as ilhas tem mais de uma cidade e este transporte vem e vai o dia todo. Vimos muitos turistas italianos, franceses e alemães… a pequena distância entre os países da Europa é um grande facilitador para os amantes de viagens.
Já sentimos o clima bem mais quente aqui… e nós duplamente felizes este ano pois teremos dois verões, o que passamos no hemisfério sul e o que nos espera aqui meados deste mês. Namastê 🙏🏼
Dia 548, velejando na Croácia, morando a bordo da Pharea. 08 de junho de 2018.