The best – National Park Kornati, Croácia 🇭🇷

Na terça (29/05) estávamos ancorados em Juzna Frnaza, próximo ao farol, acordamos com um belo dia, lavei algumas roupas, o Renato lavou a teka do convés e fez vôo de Drone e eu arrumei o barco internamente. Aproveitamos para um banho de mar com água claríssima e pela primeira vez lavei a louça com água do mar e depois enxaguei com água doce.
Também foi dia de inaugurar minha “estranha” panela de pressão para fazer um feijão (ela tem um modelo bem diferente do que estamos acostumados, mas deu tudo certo). Aproveitamos muito o dia e pernoitamos lá sozinhos na ancoragem sob a luz da lua e procurando as estrelas do hemisfério norte.
Na quarta levantamos ancora cedo e rumamos para uma grande cidade, Zadar. Um dos cartões postais da Croácia 🇭🇷, que além de ser uma cidade histórica com ruínas medievais, tem também um ecperimento arquitetônico chamado Órgão do Mar, uma grande escadaria de marmore à beira mar, que quando a água entra na tubulação emite sons como se fosse um órgão.

Entramos no canal e localizamos o posto de combustível, abastecemos mas não havia disponibilidade de água… quase me arrependi de ter lavado a roupa no dia anterior kkk. Finalizamos e o Renato fez a manobra de retorno ao canal e rumamos para um dos lugares mais fantásticos que já conhecemos aqui.

O Parque Nacional Kornati, que reúne 89 ilhas e vestígios da era Bizantina. A paisagem é simplesmente encantadora e respondeu a pergunta que eu faria: porque é um parque?! Achamos um local de ancoragem e logo chegou um bote com o agente do Parque cobrando a taxa de pernoite de 600,00 kunas, aproximadamente 400,00 reais. Decidimos pagar e permanecer na ancoragem pois estávamos realmente encantados com a beleza do Parque. As montanhas com um baixo capim verde claro e centenas de muros de pedra, em vários sentidos delimitando as antigas propriedades e o afloramento rochoso desenhando formas incríveis no relevo, parecendo uma pintura feita pacientemente.

Pernoitamos sozinhos na ancoragem e acordamos com um belo dia de sol e o Renato abrindo a gaiúta para que eu levantasse e olhasse para fora… a paisagem era um desenho…. mar liso refletindo todo o esplendor daquelas montanhas e seus contornos. Depois do café saímos de bote com a Bella e contornamos algumas ilhotas e no retorno entramos novamente na água para aproveitar aquele lugar tão mágico.
Levantamos ancora e seguimos pelo Parque velejando por mais de sete horas com vento não forte, mas constante, na medida certa para podermos sentir o vento, passar pelas ilhas e encostas podendo observar seus detalhes e sentir somente o barulho das ondas do mar. Mesmo não sendo obrigatório, o Renato acionou pela primeira vez nosso holding tank, sentimos necessidade de também preservar aquela linda e tão agradável água cristalina.
No caminho que seguíamos havia velas por todos os lados, uns vindo outros voltando, tem sido maravilhoso estar num mar com centenas de velas em todas as direções que olhamos. A Croácia 🇭🇷 respira vela, é um lazer muito comum aqui com barcos de todos os tamanhos e nas ilhas e pequenas cidades sempre há um Porto com capacidade de receber embarcações.
Após 22 milhas náuticas ancoramos numa ilha chamada Murter, praia de nudismo e com grande número de trailer e motorhomes, ou caravan, como chamam aqui. Passamos em Murter o último dia do mês de maio e a noite o Renato viu a previsão do tempoce traçou nossa rota para o dia seguinte. Namastê 🙏🏼

Dias 538 a 540,  velejando na Croácia, morando a bordo da Pharea. 29 a 31 de maio de 2018.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareanacroacia🇭🇷. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para The best – National Park Kornati, Croácia 🇭🇷

  1. ELDER IVAN PEREZ BRUN disse:

    Lugares muito lindos que um dia esperamos poder visitar e conhecer…Big abração e BV sempre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s