Começou a velejada: Otok Cres e Otok Krk, Croácia 🇭🇷

É sexta-feira (18) e o Renato foi até a Marinha Croata, logo após nosso café, gerar e quitar uma taxa pelos dias que teremos de navegação até nossa saída para Montenegro. Sempre que a embarcação pernoitar fora da Marina, esta taxa deve ser recolhida e como ficaremos, praticamente um mês, o valor pago foi de 1.600,00 kunas (em torno de 900 reais).

Agora iniciamos nossa navegação e o primeiro destino é Otok Cres, a Ilha mais ao norte do Mar Adriático, onde já estivemos com nossos amigos brasileiros Lili e Pádua. Saímos do pier de Rijeka, onde estávamos desde o nosso embarque na Pharea, a cerca de 40 dias. Abrimos as velas e fizemos boa navegada, um sentimento de liberdade mesclado com felicidade, enfim estamos no mar conforme planejamos!

Após 32 milhas fizemos nossa primeira ancoragem, entramos em Cres, que forma um saco e ficamos mais a boreste. O dia estava ensolarado e claro. Almoçamos a bordo, depois fomos de bote para o pier público, onde o deixamos amarrado com um cabo de aço e cadeado e caminhamos pelo centro da pequena cidade lotada de turistas andando a pé ou de bike. Como a Ilha fica próxima de Rijeka, que é uma grande cidade, torna-se um lugar muito visitado e de fácil acesso. Aqui há a empresa Jadrolinja (lê-se Iadrolinia) que faz linha entra várias ilhas levando carros, pessoas e cargas. Para nossa felicidade achamos uma Pekara e lá fomos nós comprar doces e salgados de massa folhada, uma delicia!

Bem, a cidade é pequena tem ruínas de séculos passados e uma boa Marina, nos padrões das Marinas daqui… Nos dias que se seguiram fizemos vários passeios contornando a costa entre as plantações de olivas, abertas a visitação, porém nesta época do ano estão em florada.

Num dia destes encontramos um açougue e inauguramos a churrasqueira… saudades dos bons cortes de picanha, fraldinha, entrecôt… aqui os cortes são diferentes e o churrasco fica menos saboroso. Aliás aqui come-se pouca carne bovina, a maior oferta é porco, frango ovelha. Ainda não havíamos entrado no mar e o Renato se animou, tinha sol mas a água ainda estava bem fria… depois tomou o tradicional banho no cockpit, inaugurou a ducha que ele havia substituído e agora todo dia é assim… Corajoso!

O centro antigo de Cres é uma graça, lanchas pequenas ficam ancorados no canal bem no meio do centrinhos e logo se avista o portal de acesso para a cidade velha com com ruelas que parecem um labirinto para nós, uma vez que as pessoas daqui vão e vem pelas ruelas sem nenhuma preocupação em se perder. A vila começa à beira mar e sobe a encosta, a impressão é que são todas casas novas, pintadas sempre em tons pastéis, telhados marrons e com a pintura sempre impecável (parecem todas novas, até as seculares).

Vimos que há uma preocupação em manter vias e ciclovias para o trânsito de turistas, ou seja, investem para que o ambiente seja acolhedor e dê opções de passeios, quer para ver belezas naturais, quer para conhecer propriedades rurais que abrem as portas para a experiência com seus produtos, no caso, vinhos e azeites.

Nos chamou a atenção enquanto passeávamos à beira mar, a existência de pequenas “lajes” onde as pessoas estendem suas toalhas para tomar banho de sol. A Praia é de cascalho graúdo e nos locais onde seu acesso é íngreme, existem estas pequenas lajes feitas para esta finalidade. No caminho vimos uma mulher fazendo topless e ao retornarmos para o veleiro vimos que o casal da lancha ao lado estava nu… claro que ficamos surpresos e isso é provinciano kkk mas aqui na Croácia é permitido e há muitas praias de nudismo, com o tempo vamos acabar nos acostumando 😎.

Véspera de deixar Cres e fomos a gelateria tomar nosso último gelato.
No dia seguinte (terça-feira) levantamos ancora e rumamos para Otok Krk, outra grande Ilha, mais ao sul, com várias vilas espalhadas. Já havíamos visitado de carro, mas chegar por mar é muito mais lindo. Nos dirigimos para Punat e jogamos ancora em frente a uma pequena Ilha onde se conserva um monastério desde séculos passados. Tivemos uma breve chuva na quarta-feira e quando parou fomos a cidade, deixamos o bote no pier público com o cabo de aço e tudo certo! Aqui também há uma longa via para caminhadas e bike, vimos também, contornando a costa em frente à cidade, um “camping” de trailers e motorhome fantástico. Incrível a quantidade de toldos, acessórios e tudo o que se possa imaginar em termos de conforto e praticidade… ficam parecendo pequenas casas equipadas.No retorno tomamos um gelado, passamos pegar um pão na Pekara e fomos até  a loja de náutica da Marina Punat pegar alguns itens que o Renato precisava.

Enfim chegou quinta-feira, dia de realizar o último compromisso da Pharea. Levantar o barco para vistoria, um último item que estava faltando certificar, para que tivéssemos renovado a habilitação da embarcação para os próximos cinco anos. No horário marcado o Renato levou a Pharea para a área de serviço da Marina Punat e lá o Travellift levantou e trouxe a Pharea para o seco, onde foi feita a vistoria.

Havíamos reservado para lavar o fundo, mas não foi preciso, pois não tinha praticamente nada a ser limpo, o fundo estava ok! Ficamos impressionados positivamente com a agilidade e profissionalismo dos funcionários envolvidos, tudo feito com muita segurança, rapidez e competência, sem blá-blá-blá.

Este foi nosso último compromisso… que maravilha! Somente ao passarmos em Split, teremos que encontrar com nossa Broker Nina, que gentilmente tem recebido e guardado documentos endereçados a nós! Comemoramos a realização do último compromisso com dois grandes canecos de Lasko (chopp) e uma pizza, que são muito boas aqui.

Estamos no mar há sete dias, tem sido ótimo, o tempo está estável e ensolarado e ainda permanecemos abrigados, o que deve acontecer até passarmos toda a costa da Croácia, pois praticamente uma Ilha já emenda com a outra. As paisagens são incríveis, rochas, montes, castelos, torres, água de um azul turquesa encantador… vários veleiros, lanchas e barcos de pesca se deslocando, dando sinal que a temporada de verão está próxima e pelo que soubemos, na temporada a Croácia recebe milhares de turistas. Não poderia ser diferente, lugares lindos, limpos, comida saborosa e câmbio ainda atrativo. Há uns três anos atrás uma vizinha me disse: vou de férias para a Croácia e eu pensei… nossa que destino estranho… pura ignorância minha, a Croácia é um ótimo destino, se você tem vontade de conhecer, venha que não vai se arrepender e vai brindar muito com os bons vinhos feitos por aqui. Nasdrovia 🍷🍷Namastê 🙏🏼

Dias 526 a 532 velejando na Croácia, morando a bordo da Pharea. De 18 a 24 de maio de 2018.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namastê 🙏🏼
Esse post foi publicado em #svphareanacroacia🇭🇷. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Começou a velejada: Otok Cres e Otok Krk, Croácia 🇭🇷

  1. ELDER IVAN PEREZ BRUN disse:

    Ótimo relato, com detalhes que nos fazem estar a acompanhar vcs nesses lugares lindos.
    BV sempre.

    Curtir

  2. erica disse:

    O blog já era muito legal quando vcs moravam em Paraty. Agora, contando detalhes dessa viagem, está ainda mais legal. Continuem compartilhando!

    Curtir

  3. Eliane Andrade disse:

    Amigos amados…muito bom poder participar da viagem de vcs três….saudades mil…bjus aos três….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s