Preparando a Pharea ūüáĶūüáĺ

Estas duas primeiros semanas a bordo da Pharea foram de muito vai e vem, comprando ferramentas, materiais de salvatagem e completando os utens√≠lios de cozinha, organizando, limpando, etc… optamos por renovar a loca√ß√£o de carro pois √© bem mais barato do que andar de Uber aqui. Assim as coisas se simplificam e j√° quase sabemos onde encontrar cada tipo de material que precisamos. O mesmo acontece com o supermercado que j√° sabemos o que comprar, pois no in√≠cio as embalagens em Croata eram realmente uma dificuldade. Como tem bastante produ√ß√£o local os r√≥tulos s√£o escritos em Croata. Estes dias t√™m sido √≥timos e estamos conseguindo deixar tudo em ordem na Pharea. Equipamentos instalados, dingue e motor checados… enfim tudo revisado.

Tivemos um tempo livre e fomos conhecer Trieste, Itália, há cerca de 70 km,  por indicação de um casal que conhecemos aqui. A Gabi  e o Lars (ela brasileira e ele holandês) e como nós, também  compraram veleiro na Croácia, com a mesma ideia de viver a bordo. Trieste é muito bonita, com uma orla bem grande e repleta de veleiros numa marina central. Tem um farol encantador e já encontramos lá um ar de verão, com pessoas tomando sol de roupa de banho e um campeonato de Canoa Polo no Grande Canal, rio que corta a cidade e desemboca no mar, sem falar da vista linda para o azul Adriatico. Cidade bonita, pessoas alegres, muitos cafés acolhedores, feira de hortifruti, uma cidade super agradável, gostamos muito.
Como j√° est√°vamos l√°… pensamos: porque n√£o rever Veneza… mais uns 140 km e l√° fomos n√≥s, almo√ßamos √† beira do canal central vendo as g√īndolas, os t√°xi boats e os vaporetos passarem e ficamos l√° o restante do dia no vai e vem dos canais, entre muitos turistas e lojinhas incont√°veis. Dormimos em Mestre (no continente) e retornamos a Trieste na manh√£ seguinte. Passeamos mais um pouco e voltamos para Rijeka. Ah como √© bom esta proximidade da Europa, em poucas horas sa√≠mos da Cro√°cia, passamos pela Eslov√©nia e chegamos na It√°lia. Estudando ao vir para c√° conhecemos o Tratado de Schengen, que acorda entre os pa√≠ses membros da Uni√£o Europeia o tr√Ęnsito livre de pessoas entre estes pa√≠ses, sem nenhuma complica√ß√£o, apenas mostramos o passaporte num posto da pol√≠cia Eslov√©nia (que fica no caminho) e eles consultaram e carimbaram. De taxas somente os ped√°gios de praxe.

Come√ßamos a semana ¬†(23) com a expectativa de recebermos a visita da Lili e do P√°dua, dindos da Bella, nossa Yorque Shire, e grandes amigos de vela de Antonina, PR. Quando est√°vamos preparando a viagem do Brasil para c√° eles gentilmente se ofereceram para cuidar da Bella neste per√≠odo inicial, para termos mais mobilidade na procura pelo barco, etc… e realmente foi acertad√≠ssimo e agora eles vir√£o nos visitar e trar√£o nossa filhota… estamos morrendo de saudades e contando os dias para a chegada deles. N√£o vejo a hora de ter aquela sombrinha me seguindo por todos os lugares ūüźēūüźēūüźē.

Ainda n√£o sa√≠mos do pier onde estamos em Rijeka, a transfer√™ncia do registro do barco para nosso nome ficou pronta dia 26. Agora estamos esperando nossos amigos para enfim sair neste lindo e azul Adri√°tico! O Renato foi at√© a Marinha se informar sobre a nova taxa√ß√£o fixada aqui na Cro√°cia, ou seja, para velejar saindo e voltando para a marina no mesmo dia n√£o h√° nenhuma taxa, mas para pernoite nas ilhas tem um custo, conforme o tamanho do barco, que √© de 500,00 kunas para 8 dias e 1.600,00 kunas para um m√™s (1 kuna vale 0,57 centavos de real). ¬†A taxa√ß√£o √© nova, j√° aconteceu similar na Gr√©cia e os Croatas acreditam que como na Gr√©cia aqui tamb√©m acabar√° por ser extinta, pois inviabiliza parte do turismo n√°utico. Achamos bem estranho e invi√°vel tamb√©m. Aqui h√° muitas Marinas… mais de 60 e todas com boa infraestrutura, muitos barcos saem de manh√£ e retornam √† noite para a marina, mas h√° centenas e centenas de barcos de charter e estes geralmente pernoitam nas ilhas e assim, compulsoriamente pagar√£o a taxa.

Conhecemos mais um simp√°tico casal. A Ana, brasileira e o Ferdinando que √© croata, eles nos deram dicas e contaram um pouco sobre a guerra, a migra√ß√£o imposta de muitos croatas no p√≥s guerra e a morte de cerca 50 ¬†mil pessoas. Muito triste a estupidez da guerra. Nos contaram que h√° muitos t√ļneis sob a cidade, que serviam de passagem e tamb√©m de abrigo na √©poca dos bombardeios e que h√° aqui no centro de Rijeka um aberto √† visita√ß√£o, queremos conhec√™-lo.

O Silvestre havia nos perguntado sobre as despesas com broker, pois bem, são por conta do vendedor, felizmente para nós compradores. Sobre o visto, não é exigido visto para a Comunidade Europeia, o que é necessário respeitar é o tempo de permanência, que no nosso caso, turistas que somos aqui, é de três meses. Namastê!

Dias 494 a 505,  na Croácia, morando a bordo da Pharea. De 16 a 27 de abril de 2018.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namast√™ ūüôŹūüŹľ
Esse post foi publicado em #svphareanacroaciaūüá≠ūüá∑. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Preparando a Pharea ūüáĶūüáĺ

  1. marcos disse:

    Ol√°,
    vocês pretendem ficar quanto tempo na Croácia? é possível renovar o visto?

    O Barco de vcs √© lindo, assim como o Relax, um capricho hehehe…
    bons ventos!!

    Marquinho – Itajai

    Curtir

    • Veleiro Relax disse:

      Oi Marcos, obrigada!
      Ficamos na Croácia até 21 de junho, quando completa 3 meses, que é tempo de permanência de turistas. Depois vamos para Montenegro, país vizinho, Grecia, Turquia e retornamos para a Croácia, conhecer o que possivelmente não dará tempo de vermos agora. Saímos de Rijeka na próxima semana, descendo a costa da Croácia em direção ao sul. Não é necessário visto para cá. Abraços e bons ventos!

      Curtir

  2. Eliane Andrade disse:

    Amados lindos….foi tudo perfeito e nossa Bella s√≥ deixou saudades….esse presentinho de Deus √© perfeito demais….mil bjus aos tr√™s…..

    Curtir

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s