De veleiro novo na Cro├ícia ­čçş­čçĚ

Come├žo hoje com boas not├şcias. Encontramos o barco que procur├ívamos! Um Bavaria 40, que como pens├ívamos, ├ę o tamanho ideal para nossas necessidades de vida a bordo. Decidimos manter o nome da embarca├ž├úo “Pharea”, que significa farol em latim (Pharos, antigo nome da Ilha de Hvar) e manter tamb├ęm a bandeira Croata. Aqui nas embarca├ž├Áes ├ę usado o g├¬nero feminino, a chamamos carinhosamente de “Lady Pharea”.
Como o IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) est├í pago, n├úo vale a pena registrarmos o barco em Delaware (EUA), como era o plano inicial, uma vez que com esta bandeira temos tr├ónsito livre em toda a comunidade europ├ęia pelo tempo que quisermos ficar por aqui. Caso o IVA n├úo estivesse pago poder├şamos ficar somente 18 meses.
Chegamos em Split no dia 22/03, com quatro barcos selecionados para visitar. O primeiro um Gib Sea 43 na cidade de Split, o segundo um Bavaria 40 na cidade de Biograd, o terceiro foi a Pharea na cidade de Rijeka e o quarto n├úo chegamos a visitar pois, j├í est├ívamos encantados com a Pharea. Surgiu aquela sensa├ž├úo de “├ę este”. Por├ęm o pre├žo estava acima do valor que definimos para investir e assim coube ao Renato negociar com o propriet├írio, para que pud├ęssemos ficar com ela.
Pre├žo ajustado, foi iniciada a documenta├ž├úo, assinado contrato de compra e venda e dado sinal de neg├│cio. O processo foi r├ípido, visitamos┬áo barco no dia 24/03, no terceiro dia que est├ívamos aqui e no dia 12/04 tomamos posse.

Foi uma grande alegria chegar com todas as nossas coisas… que n├úo eram muitas… 4 bolsas de 23 quilos… muito embora o dia estivesse chuvoso, est├ívamos super felizes em poder finalmente nos mudarmos para o barco e finalmente nos sentirmos em casa outra vez!
Entramos e fomos descobrindo todos os pai├│is, todos os arm├írios, todos os lugarzinhos, j├í pensando como ir├şamos organizar tudo.
Como o barco j├í estava numa marina particular, praticamente no centro da cidade de Rijeka, acabamos por acertar para ficarmos aqui at├ę finalizarmos a troca de alguns equipamentos, que o Comandante preferiu atualizar, troca de cabos, limpeza, enfim… ficar sossegado para conhecer e estudar um pouco mais sobre o Bavaria.
O propriet├írio anterior (primeiro dono) realmente cuidou muito bem do barco. Nada de mofos, encardidos ou avarias internas e externas. Tudo em ordem, a limpeza interna fiz num dia s├│ e assim j├í organizei nossas roupas e as roupas de cama e banho e os utens├şlios de cozinha.
J├í o Renato se divertiu com os in├║meros (manuais) guardados cuidadosamente pelo propriet├írio anterior. Ele decidiu colocar placas de energia solat, mais uma bateria, trocar o r├ídio VHF, colocar GPS e AIS, comprou da Raymarine e ficou surpreso com a efici├¬ncia e conhecimentos dos t├ęcnicos que vieram a bordo para a instala├ž├úo. Teve seu dia de satisfa├ž├úo comprando muitas ferramentas, pois o propriet├írio antigo levou as dele para usar em seu barco atual, um Elan 54.

Providenciou tamb├ęm os produtos de limpeza para a Teka, costado, conv├ęs e bote, o que ├ę bastante caro aqui, bem mais que no Brasil.┬áTrocou os cabos de amarra├ž├úo, comprou capas para as defensas… e vamos indo a cada dia deixando ele mais equipado e aconchegante.
O Renato falou que a Pharea parece o Relax quando compramos… tamb├ęm de primeiro dono e tudo muito cuidado.

Um ponto bastante positivo foi o suporte de uma excelente Broker, a Nina, da Bach Yatch, que a encontramos atrav├ęs do site http://www.yachtworld.com e tamb├ęm a escolha de barcos em cidades diferentes para visita, assim locamos um carro e tivemos a oportunidade de conhecer muitos lugares, marinas, ilhas e um bom peda├žo do territ├│rio da Cro├ícia, pois nos deslocamos praticamente de norte a sul do Pa├şs.

Agora pretendemos ficar aqui na Cro├ícia at├ę 20 de junho, quando completar├í ┬á3 meses aqui. Depois vamos para Montenegro, pa├şs vizinho, descobrir o que tem por l├í…. paisagens bel├şssimas nos esperam por l├í tamb├ęm.

A a moeda aqui ├ę a Kuna, um real vale 0,57 kunas, loca├ž├úo de carro ├ę bem barata….e aluguel, usamos o Airbnb, pre├žo de 150,00 di├íria Em apartamento completo.

No v├şdeo a linda Bakar, onde passamos 12 dias, pertinho de onde estamos agora, em Rijeka, regi├úo denominada Istria. A Cro├ícia tem sido ├│tima conosco, tudo est├í se arranjando como desejado. Somente a agradecer! Namast├¬ ­čÖĆ­čĆ╝

 

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namast├¬ ­čÖĆ­čĆ╝
Esse post foi publicado em Comprando barco na Croácia. Bookmark o link permanente.

9 respostas para De veleiro novo na Cro├ícia ­čçş­čçĚ

  1. Que legal, comprei o Wanderlust com a Nina tamb├ęm, mas estava em Trogir.
    Que s├│ os leve por bons caminhos e com bons ventos, quando forem para espanha me avisem.
    Abra├žo
    Marcelo

  2. kelly Abramo disse:

    O barco ├ę maravilhoso!! Parab├ęns Cassi e Renato pela escolha! Que sejam muito felizes com “Ela”!! Saudades

  3. Nina disse:

    Que legal Caci e Renatinho. Feliz demais por estarem felizes e ter encontrado esta super casa nova. Que ela s├│ lhes traga alegrias e realiza├ž├Áes nesta nova jornada de vcs. Bons ventos sempre…E que Eolo e Posseidom lhes protejam sempre. Bjs com saudades. ­čśś­čśś

  4. Padua disse:

    ├ë isso a├ş casal! barco novo, vida que se renova a cada dia! parab├ęns pela aquisi├ž├úo! Com certeza ser├í o barco mais legal das redondezas! bons ventos !

  5. SILVESTRE disse:

    Parab├ęns Renato e Caci , o barco ├ę um espet├ículo!!!

    Silvestre e Fernanda.

  6. SILVESTRE disse:

    Como sugest├úo, caso n├úo atrapalhe o foco do blog , vcs poderiam fazer posts falando sobre visto , taxas , tempo perman├¬ncia autorizada em cada pa├şs, custos de Legaliza├ž├úo do barco , marina , custo do broker …
    Ando estudando a possibilidade de comprar um barco fora do Brasil e isso ajudaria muito o planejamento.

    Valeu !!!

  7. Waldemir (Wal My Toy e Fátima disse:

    Muito legal, voc├¬s est├úo de parab├ęns, curto muito pessoas com objetivos e determina├ž├úo
    Voces são exemplos, muito obrigado por compartilhar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ├şcone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc├¬ est├í comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s