Partiu vida na Cro√°cia ūüá≠ūüá∑

Embarcamos em 20/03 (terça) no Rio de Janeiro e chegamos a Split, no litoral da Croácia no dia seguinte próximo ao meio dia, horário local, com fuso de mais quatro horas. A temperatura estava de -2 graus centígrados, atípico, como não ocorria há dez anos, pois nesta época as temperaturas já deveriam estar em torno de 20 graus.
Locamos um carro pr√≥ximo ao aeroporto e nos dirigimos para o apartamento que alugamos, via Airbnb, que felizmente √© bem localizado, tal qual an√ļncio e o anfitri√£o que nos recebeu para apresenta√ß√£o do im√≥vel e entrega das chaves, bem simp√°tico.

Na bagagem nossas coisas… quatro bolsas de 23 quilos cada (o permitido pela companhia a√©rea) e duas mochilas e o case com o Drone como bagagem de m√£o… parece pouco mas √© tudo o que trouxemos para a vida nova.
Nos instalamos e sa√≠mos para visitar a Nina, broker j√° contatada ainda no Brasil e que tem alguns barcos que nos interessaram na pesquisa via internet. Agendamos visita para o dia seguinte na Marina Kastela, aqui mesmo em Split. Depois passamos¬†no mercado e fomos aos poucos “descobrindo” os alimentos para comprar, pois apesar da l√≠ngua Croata usar o alfabete latino, tem uns d√≠grafos diferentes e n√£o d√° para entender nada do que est√° escrito ou que do que se ouve falar, apesar de ser uma bela l√≠ngua.

Manh√£ seguinte fomos ver um Gib Sea, 43 p√©s, mas n√£o gostamos… barco com o essencial em funcionamento, mas com muitos detalhes a serem reparados, principalmente no tocante a fibra do conv√©s.

N√£o ficamos animados. Fomos dar uma volta e conhecer um dos Shopping, o Joker, onde aproveitei para comprar um blus√£o acolchoado bem quente, pois o tempo continua muito frio aqui brrrrr brrrr.

Quinta feira agendamos com a broker para irmos ver um barco na cidade de Biograd, 130 quil√īmetros em dire√ß√£o ao litoral norte. O barco visitado foi um Bavaria 40, mas tamb√©m n√£o nos agradou, motor com barulho estranho e v√°rias pequenas coisas para reparar interna e externamente.
Almo√ßamos no restaurante da Marina Kornati onde h√° muitos barcos nos diversos piers e um infraestrutura gigantesca de acomoda√ß√Ķes e servi√ßos. As marinas aqui funcionam como um grande empreendimento, oferecem tudo o que o velejador precisa para ele e para o barco, fant√°stico e √© claro pagando o custo equivalente.

Na sexta-feira fomos encontrar com outro broker em Sudokan, um pouco √† frente de Biograd e visitamos um Bav√°ria 46, na Marina Dalmacija, super grande com mais de 1.300 barcos nos piers. Tamb√©m ainda n√£o √© o nosso barco… continuamos a procura.
No sábado fomos para Rijeka, uma grande cidade do litoral da Croácia e era ainda mais ao norte do que Sudokan, fomos alertados para seguir por uma rodovia mais interna pois a rodovia que fica próxima ao litoral estava interditada devido aos fortes ventos que sopravam.

Assim fizemos um longo caminho ao norte, passando por lugares incríveis e paisagens vistas somente em filmes (como a série Game Of Thrones gravada lá) com muita neve, povoados isolados, ruínas que remontam os tempos antigos entre montanhas recobertas por rochas e por pinheiros nevados.

Nem tudo é perfeito, fizemos uma reserva para pernoite pelo booking em Rijeka e chegando lá o local do endereço era horrível, então desistimos dele e procuramos um bom hotel para descansarmos e esperar a manhã seguinte, com expectativa de uma nova visita a uma embarcação particular, que esperamos, esteja em melhor estado manutenção que as anteriores.
A ideia de vir para a Cro√°cia surgiu em fun√ß√£o da compra do barco e da possibilidade de passar uns tempos no Mediterr√Ęneo. Nunca havia sido um destino pelo qual tiv√©ssemos nos interessados e chegando aqui nos surpreendemos positivamente. Povo super simp√°tico e prestativo. Cidades organizadas e muito limpas.

As paisagens s√£o um caso a parte, diferente de tudo aquilo que estamos acostumados…. um litoral exuberante de √°guas transparentes recortado e com mais de 1.100 ilhas…. a atividade n√°utica √© um dos pilares da economia e as montanhas nos deixam perplexos com suas formas e rochas expostas desenhando diferente contornos. Nas montanhas povoados pequenos, como que cuidando de cada uma delas e vivendo harmoniosamente com sua hostilidade.

Nos chamou a aten√ß√£o a infraestrutura rodovi√°ria, incont√°veis t√ļneis atravessam as montanhas, sinaliza√ß√£o e estradas em estado de conserva√ß√£o impec√°veis. Este pa√≠s teve sua autonomia em 1995, passou pela destrui√ß√£o de guerras e hoje j√° se encontra com toda essa infraestrutura. Sentimento de respeito aos Croatas!

Se este relato te motivou, trabalhe sua vinda para a Cro√°cia, tanto para conhecer como para fazer um charter, tem milhares de barcos esperando para levar voc√™ por √°guas transparentes de um azul sem igual. Namast√™ ūüôŹūüŹľ

Dias 467 a 469 na Croácia. De 21 a 23 de março de 2018.

Sobre Sailing Vessel Pharea

Eu, meu marido Renato Teixeira e a Bella, nossa Yorkshire, moramos a bordo e estamos conhecendo muitos lugares dando volta ao mundo em um veleiro. Namast√™ ūüôŹūüŹľ
Esse post foi publicado em Comprando barco na Cro√°cia. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Partiu vida na Cro√°cia ūüá≠ūüá∑

1. Denilson disse:

Que legal Caci e Renato!!!

O futuro barco talvez esteja aí. Vocês saberão quando ele escolher vocês.

Boa sorte na jornada!

Bjs. Denilson e Ana

2. Paulo Ricardo Seadi Pereira disse:

Ficamos muito felizes em saber que os amigos estão definitivamente realizando o que desejavam. E admiramos pessoas como vocês que tem a coragem de correr atrás de seus sonhos.
    Que Deus os acompanhe.
    Dos Amigos
    M√°rcia, Ricardo, Manoela e Catharina.

3. Nina disse:

Oi Caci e Renatinho,
    Que experiência maravilhosa esta de vocês. Na torcida para encontrarem um belo e bom barco e que as travessias e vida a bordo sejam sempre acompanhadas de BONS VENTOS e protegidas por Eolo e Posseidon. Bjs queridos. Nina e André.

4. Juliane Marafon disse:

Que fotos de tirar o f√īlego! Adorei ler o post e viajar com voc√™s….beijo grande e felicidades nessa nova casa!

5. Queriiiidos!
    Quanta saudade! Estamos de olho em vcs o tempo todo!
    Que friaca por essas bandas hein!
    Est√£o na fun√ß√£o de visitar barcos, sabemos como √©… kkk.
    Esperamos que logo encontrem o barco que fa√ßa seus olhos brilharem e cora√ß√£o bater mais forte… a√≠ sim! Desejamos SORTE… muita SORTE a vcs!
    E a Bellinha? Onde est√°?
    Beijocas dos amigos
    Paula, Fernando e Choppinho

6. Helder disse:

Oi. A marca de veleiro Big Sea, segundo sei, n√£o existe. Existe sim Gibsea.

• Helder disse:

S√≥ mais uma coisa. Os barcos na Cro√°cia s√£o todos usados para charter. √Č normal encontrar l√° embarca√ß√Ķes recentes mas com um ar mais desgastado ou com muitas horas de motor. Tome muita aten√ß√£o ao motor. Por vezes os problemas come√ßam por a√≠. Espero que encontrem uma boa casa nova. Bons ventos!

• Veleiro Relax disse:

Verdade! Procuramos um particular, vimos que a época de comprar veleiros de charter aqui é outubro. quanto as horas de motor, pode deixar que o Comandante aqui é exigente kkkk. Abraços e bons ventos!

Olá, sim Hélder, grata por avisar, o corretor de texto por vezes nos engana.

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )